No dia 21 de outubro de 2020, a TV Verdes Mares/Globo exibiu a final do Campeonato Cearense entre Fortaleza e Ceará. No mesmo dia, a Jangadeiro/SBT mostrou Flamengo x Junior/COL, pela Libertadores.

No Ibope de Fortaleza, o placar foi uma goleada daquelas. A Globo marcou 38 pontos, enquanto o SBT atingiu apenas 4. Os números revelavam que o apelo do Estadual ainda tem (ou tinha) seu valor, mesmo que fosse para uma Decisão de Campeonato e com os dois principais clubes do Estado.

Só que neste 10 de fevereiro, começa o Campeonato Cearense 2021 e nenhuma TV vai mostrar a rodada de abertura. As conversas com os dirigentes do Sistema Jangadeiro e Sistema Verdes Mares não renderam. E o Estadual começa nesta quarta-feira com transmissão apenas pela internet, através do canal do Youtube da Federação Cearense de Futebol.

É verdade que a rodada de abertura não ajuda muito às TVs, que preferem transmitir jogos de Ceará ou Fortaleza ou Ferroviário. Nesta 1ª Fase, alvinegros e tricolores não participam e para piorar nas duas primeiras rodadas desta etapa inicial, o Ferrão também não entra em campo, devido às disputas da Taça Fares Lopes.

O Blog apurou que os valores oferecidos pelas TVs não agradaram as expectativas dos clubes e da Federação. De acordo com dirigentes ouvidos pelo Blog, a alternativa é levar os jogos para o Streaming e contar com o apoio do torcedor para ganhar com patrocinadores e assinaturas. Sem precisar ficar “refém” de um canal de TV.

A Nordeste FC, ex-Live FC, que pertence ao Grupo Live Mode (a Startup dos co-fundadores do Esporte Interativo – que transmite a Copa do Nordeste, o Brasileirão Feminino e tem acordos com CBF e Fifa) pode ser essa alternativa à ausência da TV aberta.

Em entrevista ao Futebol do Povo, do Grupo O Povo, o Presidente da FCF, Mauro Carmélio, revelou que há conversas adiantadas com a startup.

📸 Pedro Chaves/FCF