Foto: Divulgação/CBF

A 1ª fase da Copa Libertadores foi marcada por vários episódios de racismo contra torcedores e times brasileiros. O Fortaleza foi um deles. A torcida tricolor, inclusive, chegou a criar e exibir um mosaico enorme na Arena Castelão pedindo o fim do racismo.

Assim, a 2ª edição da Brasil Futebol Expo, o maior evento sobre educação, negócios e entretenimento da América Latina, terá um painel exclusivo para discutir ações de combate ao preconceito dentro dos estádios brasileiros.

O cenário “Ofensas preconceituosas realizadas nas arenas – Responsabilidade desportiva e penal especial” acontece no dia 7 de setembro, às 13h, e será dividido em 2 partes. A 1ª, terá a participação de 4 membros do Judiciário que discutirão o que a Justiça tem feito e como ela pode avançar nas punições ao preconceito.

Na 2ª parte, o painel receberá pessoas que já sofreram ou que ainda sofrem preconceito para compartilhar experiências e discutir sobre como a comunidade do futebol e a sociedade em geral precisam extinguir comportamentos preconceituosos. Participarão das discussões Carlos Renan dos Santos Evaldt, presidente da Ligay, a liga amadora de futebol que reúne clubes da comunidade LGBTQIAP+; Fernanda Dias Coelho, CEO e fundadora do “Deixa Ela Jogar”; Grafite, ex-jogador de futebol e comentarista do Grupo Globo; Igor Benevenuto, árbitro da CBF e VAR FIFA; e Marcelo Medeiros Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Foto: Divulgação/ TV Globo

A Brasil Futebol Expo 4 e 8 de setembro no Pró Magno Centro de Eventos, em São Paulo, a BFExpo 22 vai reunir mais de 200 palestrantes em cerca de 70 cursos das mais diversas áreas que envolvem o futebol. Serão mais de nove mil vagas para congressistas que terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos com profissionais do Brasil e do exterior, em diversas áreas que envolvem o ecossistema do futebol não apenas dentro do campo, mas também em Marketing, Comunicação, Direito, Medicina, Gestão Esportiva, entre outras.