Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Foi o 1º turno praticamente todo na Zona de Rebaixamento e ainda 14 rodadas na lanterna do Brasileirão, mas o Fortaleza deu uma reviravolta avassaladora no returno e de maneira surpreendente faz uma campanha digna de líder.

Já são 5 jogos com 5 vitórias: Cuiabá (1×0), Internacional (3×0), Ceará (1×0), Corinthians (1×0) e São Paulo (1×0). Esse feito iguala o recorde do Náutico, em 2007, único time nordestino a conquistar essa sequência no Brasileirão de pontos corridos.

Vale destacar que a arrancada tricolor para sair da lanterna é impressionante e com o triunfo em cima do São Paulo neste domingo, em pleno Morumbi, levou o time agora aos 30 pontos, em 12º lugar. Aliás, nenhum time conquistou 15 pontos no returno. Somente o time de Vojvoda.

O Fortaleza agora está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e se afastou do Z4 (5 pontos de distância). Os mais otimistas já enxergam até o G6 (são 9 pontos de diferença).

No entanto, a diretoria tricolor já avisou que o primeiro passo é chegar aos 45 pontos e se livrar de vez do rebaixamento. Depois, o que vier é lucro. E pelo que está jogando, o Fortaleza segue a passos largos para conquistar o objetivo.

Na próxima rodada, domingo que vem, recebe o Botafogo, às 16h, na Arena Castelão. Se vencer, estampará recorde sozinho no futebol nordestino.