Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Quando chegou ao Pici, no início deste ano, Juninho Capixaba tinha uma árdua tarefa: disputar posição contra um dos melhores jogadores do elenco tricolor. Lucas Crispim foi um dos pilares da excelente temporada do Fortaleza em 2021.

No entanto, aos poucos, Capixaba foi ganhando espaço. Ainda no famigerado esquema 3-5-2, o lateral se adaptou à formação e deixou Crispim, que teve uma lesão e quando voltou não estava 100%, no banco de reservas.

Das 56 partidas do Fortaleza em 2022, Juninho esteve presente em 46. É um dos jogadores que mais atuaram na temporada. Além disso, deu 6 assistências para os companheiros balançarem as redes adversárias e marcou 1 gol.

Aliás, esse primeiro tento com a camisa tricolor foi logo o da vitória em cima do São Paulo, que levou o Fortaleza ao 5º triunfo consecutivo no Brasileirão e deixou o time na zona de classificação à Sul-Americana.

Foto: Bruno Oliveira/FortalezaEC

Se antes, na fase difícil, quando o time não conseguia sair do Z4, Juninho já conseguia se destacar, agora com o Tricolor crescendo a cada rodada no Campeonato Brasileiro, o camisa 29 vai comprovando o motivo de ter sido contratado e de, principalmente, ter virado titular absoluto.

De acordo com o site de estatísticas Sofascore, entre todos os laterais da Série A do Brasileirão, Juninho Capixaba é o:

1º em duelos ganhos (172)
1º em bolas recuperadas (133)
1º em interceptações (37)
1º em faltas sofridas (33)
1º em passes decisivos (30)
2º em desarmes (51)
2º em Nota SofaScore (7.14)

O próximo desafio para o Fortaleza e Juninho é no domingo que vem, diante do Botafogo, às 16h, na Arena Castelão. Se o Tricolor vencer pode ficar a apenas 6 pontos do G6 e começar a sonhar pra valer em uma possível vaga para a Libertadores.

Algo que até bem pouco tempo era improvável de imaginar, como foi também difícil imaginar que Juninho chegasse e deixasse Crispim no banco de reservas.