Foto: Pedro Chaves/FCF

Longe da badalação e das celebridades do mundo do futebol, há um outro universo onde a bola rola sem glamour, salários estratosféricos, estádios lotados e mesas redondas nas TVs.

Em Sobral, Juazeiro do Norte, Pacajus, Maracanaú, Crateús, Pacatuba, Itarema, Limoeiro, Barbalha e Fortaleza estão 13 clubes que, com apenas um único salário do atacante Gabigol, do Flamengo, pagaria a folha salarial de todos os elencos, disputam a Taça Fares Lopes ou a 3ª Divisão do Campeonato Cearense.

Nesse outro mundo sem visibilidade, luxo e muito menos recurso financeiro à disposição estão mais de 300 jogadores participando de treinos diariamente, jogando em gramados esburacados, estádios sem estruturas, muitos sem receber corretamente o salário, mas que não largam o vício do futebol.

Eu fico, às vezes, me perguntando: aqueles que defendem o fim dos estaduais devem ser os mesmo que jamais pisaram numa periferia, numa favela, ou que jamais pegaram um ônibus coletivo lotado ou comeram numa quentinha?

Porque não é possível que você tenha o desejo de acabar com o ganha pão (nem que seja por 1, 2 ou 3 meses) de pessoas que lutam por sobreviver nesse difícil mundo do futebol. E o argumento é que os estaduais prejudicam os grandes. Ou seja, a elite não sabe o que o povo passa.

Foto: Instagram/Maracanã EC

A 3ª Divisão do Cearense conta com 8 clubes de 5 cidades do Interior: Crateús, União, Pacatuba, Campo Grande, Terra e Mar, Itarema, Anjos do Céu e Limoeiro.

Já a Taça Fares Lopes tem 5 equipes com 4 municípios fora da Capital: Floresta, Guarany de Sobral, Pacajus,  Icasa e Maracanã.

Nos gramados, ou nos bancos de reservas, há jogadores e treinadores consagrados (Maurílio, técnico do Crateús, por exemplo, foi bicampeão brasileiro pelo Palmeiras e Campeão da Copa do Brasil pelo Juventude).

Foto: Instagram/ReporterJB

São profissionais que buscam um pequeno espaço para aprender, ensinar, mas principalmente para seguir com o sangue do futebol nas veias. Há ainda aqueles que buscam o sonho de chegarem lá na elite e de subirem a escada do sucesso, sabendo que cada degrau é um desafio ainda maior, mas que é preciso começar ou recomeçar o trabalho com muito esforço e dedicação.

A Taça Fares Lopes começou no meio de semana com 2 jogos: Floresta e Guarany de Sobral empataram por 0x0 no PV, em Fortaleza. Enquanto no Moraisão, em Maranguape, o Maracanã bateu o Icasa por 2×1. O Pacajus folgou na rodada.

Foto: Instagram/Pacatuba EC

Os times jogam entre si, em partidas de ida e volta, quem fizer mais pontos será o campeão. Vale lembrar que vencedor ganhará vaga para disputar a Copa do Brasil de 2023 (Olhaí a oportunidade do sucesso aparecendo).

Na Série C Cearense, já foram disputadas 3 rodadas. O Crateús lidera junto com o União, ambos com 6 pontos. Serão mais 4 rodadas para encerrar a 1ª Fase, aí os 4 melhores avançam à semifinal, que acontecerá em jogos de ida e volta. Os vencedores disputam a Final e garantem acesso à Segundona do Estadual (olhai a oportunidade do sucesso aparecendo novamente).

Foto: Instagram/Limoeiro

Que os estaduais sigam firmes e fortes e que os desalmados entendam a importância desses campeonatos e o tanto que eles representam a centenas de pessoas. Quem sabe assim possam escapar do purgatório, serem perdoados e irem para o céu.