O IPTV, que muitos chamam de BoxNet ou GatoNet, está com os dias contados. Pelo menos foi o que anunciou a Anatel, na semana passada.

A Agência Nacional de Telecomunicações informou que retirou do mercado cerca de 1,4 milhão de aparelhos e que vai bloquear o sinal dos que ainda estão em funcionamento. São mais de 5 milhões de aparelhos no Brasil, que transmitem canais pagos e até streamings sem custo para o usuário.

Os fãs de futebol são alguns dos principais consumidores do IPTV. Afinal, a gama de canais esportivos e streamings (pagos e caros) que exibem com exclusividade os principais campeonatos do Brasil e do Mundo são disponibilizados e assistidos por quem tem o IPTV.

Com o bloqueio e o possível fim do GatoNet, o torcedor caseiro já começou a procurar soluções e o que não faltam são sites alternativos e canais no YouTube que oferecem transmissões de jogos ou eventos esportivos de forma clandestina.

Atualmente, em uma rápida busca no Google é possível encontrar vários sites, alguns até com aplicativos para você acompanhar partidas ao vivo, mas que para ver na TV ou no streaming precisa pagar para ver.

No YouTube, da mesma forma. A diferença é que o sinal transmitido, muitas vezes está em um tamanho reduzido ou ampliado para evitar que o Google (dono do YouTube) não derrube a transmissão.

De acordo com a Anatel, estudos feito pela agência encontraram a presença de um malware (software malicioso) que permite criminosos entrarem no controle dos aparelhos de IPTV. Com isso, são capazes de obter informações e dados do usuário que estão compartilhados na mesma rede de internet do BoxNet.

Quem está vibrando com tudo isso é a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) que considera a iniciativa um passo importante no combate à pirataria. Os donos de bares e restaurantes também comemoram, pois oferecem transmissões de futebol para o cliente.

Com vários streamings, canais por assinaturas e operadoras no Brasil, o custo mensal para o fã de futebol só aumenta. Os valores, por exemplo, para assinar o streaming (sem a necessidade de uma operadora) para ver os jogos do Brasileirão, da Liga dos Campeões e da Premier League, podem superar os R$ 100 por mês.

A vida do torcedor de futebol não é fácil e olhe que o ingresso no Estádio é caro, não há conforto, muitas vezes o atendimento é péssimo e o acesso por transporte público é o pior possível.

Abaixo, confira os streamings e canais por assinatura e de PPV que transmitem futebol e seus respectivos campeonatos:

Premiere (canal PPV): Brasileirão e (alguns) estaduais.
Star+ (streaming): Premier League, Europa League, Copa do Nordeste, Italiano entre outros.
Nosso Futebol (canal PPV): Copa do Nordeste e (alguns) estaduais.
HBO Max (streaming): Liga dos Campeões da Europa e Paulistão.
ESPN (canal por assinatura): Premier League, Europa League, Copa do Nordeste, Italiano entre outros.
TNT (canal por assinatura): Liga dos Campeões da Europa e Paulistão.
Paramount + (streaming): Libertadores
Sportv (canal por assinatura): Brasileirão e (alguns) estaduais.
OneFootball (aplicativo por assinatura): Alemão e Copa do Nordeste.
DAZN (streaming): Liga Espanhola Feminina e (alguns) estaduais.