Foto: Reprodução/TV

Em dezembro do ano passado, este Blog havia anunciado que a FCF recebera 3 propostas para a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Cearense a partir de 2023: Jangadeiro, Verdes Mares e Cidade queriam exibir o Estadual.

De maneira surpreendente, a afiliada da Record ganhou a concorrência, fez uma oferta muito maior que as outras e de quebra ainda fechou o contrato por 3 anos pagando mais de R$ 6 milhões (R$ 2 anos por temporada).

Até então, a TV Cidade, com mais de 40 anos de fundação, jamais havia sequer feito uma transmissão ao vivo de futebol. A emissora nem programa esportivo diário possui. Há apenas uma atração dominical, pela manhã, de menos de 1 hora de duração.

Mas nada disso foi impeditivo para o Grupo Cidade fazer uma enorme cobertura do Campeonato Cearense, desbancar as adversárias, liderar a audiência e produzir excelente transmissões.

O Canal 8.1, que tem no seu “cast” o narrador Gomes Farias (ele é o comandante da equipe esportiva nas Rádios Cidade e Jovem Pan News FM) optou por não tirá-lo do “dial”. Afinal, o Showman do Rádio Esportivo Brasileiro é um fenômeno longe da telinha.

A emissora, então, foi atrás de Kaio Cezar, ex-TV Verdes Mares, para ser a voz oficial do Campeonato Cearense. Pra completar, o Grupo Cidade estabeleceu uma sinergia em todas as plataformas: TV, Rádio, Portal, YouTube e Redes Sociais.

Foto: Reprodução/Instagram

Assim, foi estrear no dia 15 de janeiro com Fortaleza 2×0 Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, na abertura da competição. Não deixou a desejar nada para qualquer outra emissora já experiente em cobertura esportiva. Inclusive utilizou um drone com imagens aéreas que deram uma beleza ainda maior à transmissão.

Para quem debutava e iniciava uma nova era na mídia esportiva cearense, a TV Cidade matou a pau (para ficar numa expressão cearensês). Claro que houve um ou outro excesso, mas num todo, foi um trabalho magistral.

Quem me acompanha aqui, no Youtube e nas redes sociais sabe o tanto que aprecio a concorrência e a pluralidade na nossa “press”. E foi muito bom ver a TV Cidade surgir no futebol cearense para abrir horizontes, estabelecer território e motivar as outras emissoras a correr.

Aliás, mesmo depois da covardia que impuseram ao Grupo Cidade ao não permitir que a emissora transmitisse as semifinais no sábado, como programado com bastante antecedência, a TV se dispôs a transmitir ao vivo um dos jogos às 9h da manhã de um domingo e outro no mesmo dia às 18h30.

Para a tristeza dos que queriam macular a competição, as semifinais e finais do Campeonato Cearense levaram o Canal 8.1 a audiências históricas e arrebatadoras. Foi um sucesso avassalador.

O fim do Estadual também encerra as transmissões da TV Cidade, mas deixa a sensação de que em 2024, o futebol cearense estará novamente bem entregue.