
A maior competição de base do futebol brasileiro acabou não sendo do jeito que todos imaginavam. Com exceção do Atlético, que caiu na ainda na 1ª Fase, mas por pouco não avançou, os outros 3 times cearenses chegaram ao mata-mata. Ceará e Floresta pararam na 2ª etapa e o Fortaleza na 3ª.
É indiscutível que o caminho a percorrer pelas equipes alencarinas para brigarem de igual para igual com os gigantes das categorias de base é muito longo, árduo e recheado de injustiça (seja pela falta dos poderes midiático, econômico e esportivo). Mas é preciso plantar, semear e esperar a colheita.
Mas não precisa fazer o caminho inverso, achar que somente lá fora há algo de valor ou de talento. Ceará, Fortaleza e Floresta comprovaram em campo que há uma safra boa e é preciso lapidar bem para não perder.
Independente da quantidade e da qualidade da garotada, Vagner Mancini, Juan Pablo Vojvoda e Felipe Surian sabem que podem contar com os jovens atletas para o Estadual.
O Campeonato Cearense, apesar de todo o seu glamour e rivalidade, não é imprescindível para os 3. O Campeonato Brasileiro, sim. Claro que não pode ser rebaixado ou fazer uma campanha ruim no Estadual, mas se não testar a garotada com os profissionais numa competição assim, quando vai experimentar?
Os 3 treinadores já avisaram que vão monitorar os jogadores e dar as oportunidades necessárias. No entanto, é preciso que entrem em campo e sem querer ser dono da razão ou da bola alguns garotos têm mais cancha que vários profissionais, de fora, que passam por aqui.
O futebol cearense já mostrou sua força no elenco principal. Em um passado distante, a elite nacional era um sonho, hoje é uma realidade clara. Por isso, se as categorias de base tiverem atenção, investimento e paciência os frutos serão colhidos.
Hora de plantar!

Copa do Brasil Sub-17
A CBF divulgou a tabela e o regulamento da Copa do Brasil Sub-17. O Ceará é o único representante cearense no torneio. O Vovô, atual bicampeão estadual da categoria, vai enfrentar o Santa Cruz/SE.
O duelo está marcado para o dia 28 de fevereiro provavelmente na Cidade Vozão. Nesta 1ª Fase, o duelo é em jogo único. A CBF deverá divulgar em breve a data e o local.
Caso o Ceará avance, os alvinegros vão enfrentar o vencedor de Vitória e ABC. Lembrando que a competição conta com 32 clubes.
PS: Esta Coluna “A Base Vem Forte” é publicada semanalmente às quartas-feiras
