Crise no Apito
Na Copa do Nordeste, no Paulistão, no Carioca e em várias outras competições por este Brasil, as críticas à arbitragem estão se tornando recorrentes. O problema é que jogadores, dirigentes, clubes, federações e a CBF seguem inertes sem fazer nada. Não há perspectivas de melhoras e nem de aperfeiçoamento. É preciso mudar conceitos e fazer com que a arbitragem brasileira passe por uma profunda reformulação. E, talvez, somente com a profissionalização é que haja esperança. Do contrário, todos vão padecer, inclusive os árbitros.

Apito Local
Por falar em arbitragem, a FCF escolheu um quarteto cearense para o 1º Clássico-Rei de 2024. Rodrigues Júnior apita Fortaleza x Ceará, neste sábado, 16h40, no Castelão, pela última rodada da 1ª Fase do Estadual. As assistências serão de Nailton Oliveira e Moracy de Sousa. Enquanto Avelar Rodrigo será o 4º árbitro. Rodrigues já comandou um Clássico-Rei em 2020, também pelo Cearense, vitória tricolor por 2×1. Nesta temporada, esteve em Fortaleza 2×0 Horizonte e Ceará 5×0 Caucaia. Que a arbitragem faça um excelente trabalho e o espetáculo seja dos jogadores e das torcidas.

Lampions League
A CBF, enfim, detalhou as rodadas 4 e 5 da Copa do Nordeste. O Fortaleza joga na próxima quarta-feira, 21, em Recife, contra o Sport, às 21h30, na Arena Pernambuco, e no dia 05 de março, terça-feira, diante do Botafogo/PB, no Almeidão, às 19h. Já o Ceará vai encarar o ABC somente dia 28 de março, às 21h30, no Castelão. E no dia 06 de março, quarta-feira, o Vovô recebe o Bahia, também no Castelão, às 21h30.

Débitos Trabalhistas
Em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira, o Diretor Jurídico do Ceará, Fred Bandeira, foi questionado sobre 2 causas trabalhistas de jogadores, que passaram pelo clube. O atacante Zé Roberto (R$ 800 mil) e o volante Caíque (R$ 107 mil). O dirigente, contudo, respondeu que sobre Caíque, o Ceará ainda não foi notificado. Enquanto sobre o centroavante, o clube ainda está analisando a situação para saber o que deverá ser feito a condução do processo.

Desabafo Necessário
O Presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, fez um preocupante desabafo sobre o atual momento do futebol brasileiro. O dirigente ainda criticou duramente a equipe brasileira, que não conseguiu vaga para as Olimpíadas de Paris.

Novo Coordenador
Depois de uma longa espera, enfim, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta sexta-feira, Rodrigo Caetano como novo coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras. Aos 53 anos, ele estará à frente do setor que comanda a Seleção Principal e os times Sub-15, Sub-17 e Sub-20 da Amarelinha. Ele vai trabalhar junto com o técnico Dorival Júnior na disputa da Copa América e nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Rodrigo vai planejar também todo o calendário das Seleções de base.

14º Reforço
Já divulgado aqui pelo Blog, o Ceará confirmou nesta sexta-feira a contratação do lateral-direito Rafael Ramos. Aos 29 anos, o atleta português chega a Porangabuçu em definitivo com vínculo até o final desta temporada. Ele é o 14º reforço alvinegro para este ano. Antes, a diretoria do Ceará contratou: Fernando Miguel, Raí Ramos, Ramon Menezes, Matheus Felipe, Matheus Bahia, Jean Irmer, Lucas Mugni, Lourenço, Jorge Recalde, Bruninho, Facundo Barceló, Aylon e Facundo Castro.

PS: Esta Coluna é publicada semanalmente às segundas e sextas-feiras