
Quase 1 mês depois do atentado em Recife e sem a CBF tomar qualquer atitude para responder à violência a um clube filiado após uma partida da sua própria competição, a Federação Cearense de Futebol resolveu enviar um ofício à entidade nacional para incluir no Regulamento Geral das Competições da CBF um artigo sobre a segurança dos clubes.
No documento, enviado no último dia 12 de março, ao presidente Ednaldo Rodrigues, a FCF sugere à CBF a inclusão de um artigo no RGC em que os clubes chamem a responsabilidade para com os clubes visitantes e uma efetiva ação local contra a violência praticada a pretexto de paixão clubista.
- “Que benção nossa torcida poder ver Fortaleza x Boca no Castelão”, celebra Marcelo Paz
- Saiba quanto a Conmebol vai pagar aos clubes para disputarem a Copa Sul-Americana
- Confira as Partículas Atômicas do Blog dessa segunda-feira, 18 de março
Confira abaixo o texto produzido pela FCF:
Artigo XX – A segurança do evento é exclusiva responsabilidade do clube mandante, para todos os efeitos dessa designação e devem constar no plano de ação alinhado com o poder público.
§ 1º – Plano de ação especial deverá ser apresentado a todos os envolvidos (CBF, Clubes e Federações) em relação a eventos esportivos com expectativa de público.
§ 2º – Cabe ao clube mandante, a inteira responsabilidade pela segurança dos oficiais designados pela CBF e Federação local, aos integrantes da arbitragem do jogo e a delegação do clube visitante, incluso escoltas policiais nos deslocamentos.
§ 3º – Cabe ao clube mandante cuidar para que o entorno do campo de jogo e seu acesso desde o vestiário seja livre de risco para circulação de atletas, comissão técnica e árbitros.
§ 4º – Cabe ao clube mandante receber seu adversário da melhor forma, oferecendo condições para que trabalhem de forma segura, confortável e digna.
§ 5º – Cabe ao clube mandante designar um setor seguro e segregado para a torcida visitante (se for o caso), além de espaço seguro e privado para os dirigentes visitantes.
§ 6º – Cabe ao clube mandante responsabilidade por qualquer evento que comprometer a segurança do clube visitante, sua delegação, os oficiais de jogo designados e a arbitragem, desde o início do deslocamento no local de concentração (ou aeroporto) até o retorno ao mesmo lugar.
Vale ressaltar que o RGC é o regulamento que rege todas as competições organizadas pela CBF. Entre elas, os campeonatos brasileiros, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste entre outros de alcance regional e nacional, masculino e feminino profissional.
No atentado sofrido pela delegação do Fortaleza, 6 jogadores do elenco tricolor foram feridos. Somente após 22 dias da emboscada, que quase vitimou os atletas, a Polícia de Pernambuco prendeu 3 suspeitos.
Já Sport acabou sendo punido pelo STJD com 8 jogos de portões fechados, sem direito a ingresso de visitante durante esse período e levou uma multa de R$ 80 mil.
