Segundona Cearense
As quartas de final da Série B do Campeonato Cearense começam nesse domingo com 2 partidas. Às 16h, no Inaldão, em Barbalha, o Guarani de Juazeiro recebe a equipe do Cariri. Mais tarde, às 18h, o Itapipoca enfrenta o Tiradentes no estádio Raimundo de Oliveira, em Caucaia. O Garoto Travesso é a única equipe invicta na competição. As 2 partidas terão transmissão da FCFTV no YouTube.

Libertadores
Para quem imaginava que os clubes brasileiros iriam deslanchar na rodada de abertura da Libertadores, se enganaram redondamente. Dos 7 times nacionais participantes, apenas o Atlético/MG ganhou na estreia, fez 4×1 no Caracas, na Venezuela. Palmeiras, Flamengo e Fluminense empataram por 1×1. Enquanto Grêmio, São Paulo e Botafogo perderam. O alvinegro carioca foi o único que atuou em casa.

Sul-Americana
O Fortaleza venceu e Trinidense por 2×0 e contou com o tropeço do Boca Juniors na altitude de Potosí que ficou no empate por 0x0. Assim, o time leonino não só estreou com vitória como ainda assumiu a liderança provisória do Grupo D da Copa Sul-Americana e de quebra ainda levou US$ 115 mil (R$ 575 mil) de premiação pelo triunfo.

STJD
Não tem jeito para a justiça desportiva brasileira. Depois de punir o Sport com 8 jogos de portões fechados, o STJD concedeu efeito suspensivo ao clube pernambucano até o julgamento do Pleno, marcado para a próxima terça-feira, dia 9. Só que a FCF alertou ao tribunal que no dia seguinte, quarta-feira, o Sport vai enfrentar o Ceará, em um jogo de alto risco, válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste. No entanto, o STJD manteve o efeito suspensivo e decidiu que a partida tenha público na Arena Pernambuco. Ou seja, não serviu de nada a punição, não vai servir de nada o julgamento e eu queria saber se acontecer algum problema de segurança, antes, durante ou depois da partida, quem será o responsável?

Racismo I
O Ceará soltou uma nota oficial para repudiar a ofensa racista e homofóbica sofrida pelo lateral-direito Aloísio Barbosa de Abreu Neto, de apenas 16 anos, na partida entre Anjos do Céu 0 x 2 Ceará, realizada ontem (04), no CT Granja Tijuca, válida pelo Estadual Sub-17. Aos 25 minutos, o atleta foi xingado de “macaco” e “veado” por um torcedor da equipe adversária. Árbitro e delegado da partida foram acionados pelo ocorrido e o indivíduo foi retirado do local da partida.

Racismo II
Logo após o fim da partida, o clube alvinegro colocou à disposição do atleta todo o aparato psicológico, além do departamento jurídico – para que todas as medidas cabíveis fossem tomadas. Hoje, dia 5, foi registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin). O suporte foi dado pela Dra. Illa Campos Timbó, delegada da Polícia Civil/CE.

Artilharia
Além do título de campeão cearense de 2024, a disputa neste sábado vai ser pela artilharia do Estadual. Erick Pulga, com 5 gols, lidera a corrida. Enquanto atrás do camisa 16 de Vovô estão Aylon (do Vovô), e os rivais Moisés e Pikachu, todos com 3 gols. Ou seja, para passar da joia alvinegra, os concorrentes vão precisar marcar mais 3 ainda torcer para Pulga não marcar nenhum. A tarefa vai ser bem difícil.

Vai Lotar
A Arena Castelão deve receber o melhor público da temporada neste sábado, na decisão do Campeonato Cearense. O Ceará informou que a carga de 33.673 ingressos destinada à torcida alvinegra foi esgotada. Enquanto do lado do Fortaleza faltam pouco mais de 2 mil ingressos, que deverão acabar antes da bola rolar. Assim, são esperados mais de 55 mil pessoas nesta Final de Estadual.

PS: Esta Coluna é publicada semanalmente às segundas e sextas-feiras