
A Seleção Brasileira estreia na Copa América nesta segunda-feira, contra a Costa Rica, para escrever um novo capítulo de sua profunda relação com os Estados Unidos. Uma história que começou em 1976, ano em que a equipe jogou sua 1ª partida no país, e que se mistura com a ida de Pelé para jogar em Nova Iorque, pelo Cosmos, no mesmo período.
Uma trajetória extensa – os EUA são o segundo país estrangeiro onde o Brasil mais jogou em sua história -, e que tem como ponto mais alto a conquista do tetracampeonato mundial, 20 anos atrás.
Abaixo, os 9 fatos mais importantes dessa presença da Seleção Brasileira nos gramados norte-americanos em levantamento feito pelo Bola Vip.
- Os Estados Unidos são o segundo país estrangeiro que mais recebeu partidas da seleção brasileira, contando torneios oficiais e amistosos. Foram 56 partidas até hoje e apenas a Argentina recebeu mais jogos do Brasil – 67.
- A Seleção Brasileira já disputou oito campeonatos nos Estados Unidos entre competições amistosas e oficiais, como Copa Ouro, Copa do Mundo e Copa América Centenário. Foram três títulos, dois amistosos (Taça Bicentenário de 1976 e Copa da Amizade de 1992) e o Mundial de 1994.
- A seleção americana é o adversário que o Brasil mais enfrentou quando jogou nos Estados Unidos (13 partidas). Na sequência, vem México (sete), Honduras e Els Salvador (três).
- O maior artilheiro do Brasil quando atuou nos Estados Unidos é Romário, com 15 gols marcados. Em seguida, aparecem Neymar (dez gols) e Bebeto (nove gols).
- 61 jogadores diferentes do Brasil marcaram gols pela seleção nos jogos nos Estados Unidos. Roberto Dinamite fez o primeiro e Endrick, o mais recente.
- O 1º jogo foi contra a Inglaterra, em 23 de maio de 1976, vitória brasileira por 1 a 0, gol de Dinamite.
- Até a estreia na Copa América, foram 38 vitórias, 11 empates e sete derrotas da seleção brasileira nos Estados Unidos.
- As maiores vitórias do Brasil em solo americano foram as goleadas de 8 a 2 sobre Honduras, amistoso disputado em 1994, e de 7 a 1 sobre o Haiti, pela Copa América Centenário, de 2016.
- As maiores derrotas do Brasil nos EUA foram para o México por 2 a 0 (em 1996 e 2012) e para a Venezuela (em 2008).
