Sorteio à Vista
Enfim, os jogos que faltavam da 3ª Fase da Copa do Brasil foram realizados. Eram aqueles duelos envolvendo os times gaúchos, que não puderam jogar, devido às enchentes no Estado. O Juventude eliminou o Internacional, o Grêmio passou pelo Operário/PR e o Athletico paranaense superou o Ypiranga/RS. Os outros 13 classificados são: Atlético-/GO, Atlético/MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, CRB, Flamengo, Fluminense, Goiás, Palmeiras, Red Bull, São Paulo e Vasco. Na próxima quinta-feira, 18, a CBF faz o sorteio dos duelos das Oitavas de Final. Não há divisão por potes.

Derrotas na D
Atlético e Iguatu perderam seus respectivos confrontos pela penúltima rodada da 1ª Fase da Série D do Brasileiro. Em Horizonte, a Águia foi derrotada por 2×1 para o América/RN (Ari, que é o artilheiro do campeonato, fez o do time cearense) e espera o resultado de Sousa x Treze para saber se segue ou não no G4. Já o Azulão perdeu a invencibilidade de 5 jogos e sem tomar gols ao cair para o Santa Cruz/RN, também por 2×1, em Ceará-Mirim, mas segue na vice-liderança da Chave já classificado.

Abre o Olho
A 15ª Rodada da Série B não acabou, mas não foi boa para o Ceará. O time alvinegro, que perdeu para o Paysandu, por 2×1, em Belém, caiu para o 13º lugar e pode perder mais 2 posições nos próximos dias. Caso a Chapecoense ganhe do Brusque, na Arena Condá, neste domingo, e o CRB em jogo atrasado na quarta-feira que vem, vença o Botafogo/SP por 3 gols de diferença, o Vovô pode despencar para o 15º lugar. Vale lembra que na próxima rodada, sexta-feira que vem, a equipe do técnico Léo Condé, que tem 19 pontos, vai enfrentar o Avaí, 5º colocado, em Santa Catarina.

Folga Merecida
O elenco do Fortaleza ganhou 3 dias livres, depois da vitória por 2×1 sobre o Flamengo na última quinta-feira. Os jogadores só vão se reapresentar nesta segunda-feira, 15, no Centro de Excelência Alcides Santos. O time leonino só volta a campo na quarta-feira que vem, às 21h30 no Castelão, para enfrentar o Vitória. O Fortaleza está em 7º lugar com 26 pontos com 15 jogos disputados. Na próxima rodada, contudo, já pode entrar para o G6, desde que supere o Vitória e o São Paulo (que tem 1 jogo a mais) não ganhe do Grêmio no Morumbis.

Janela Aberta
Desde a última quarta-feira, dia 10, a janela de transferências no futebol brasileiro foi aberta. No entanto, até agora, nem Ceará e nem Fortaleza anunciaram reforços. O clube alvinegro, contudo, f echou com o atacante Lucas Rian, que deve ser anunciado em breve, e deve acertar com pelo menos mais 3 ou 4, de acordo com o técnico Léo Condé. Já no Fortaleza, Vojvoda declarou que o departamento de futebol está no mercado, mas se chegar algum reforços será algo bem pontual.

Erro Injustificável
Principal contratação no mercado da mídia esportiva, Paulo Andrade é um dos melhores narradores da TV brasileira. Ao deixar a ESPN, depois de 20 anos, ele foi para o Grupo Globo, onde tem narrado para o Sportv e Premiere. No entanto, Paulo não foi escalado para trabalhar em nenhuma partida das semifinais e nem nas finais da Eurocopa e da Copa América. Mais uma vez, a Globo erra em não colocar “em campo” seu melhor profissional da narração, difícil entender tamanho vacilo.

La Pelota
Lucero, no Fortaleza, Veggeti, no Vasco, e Pitta, no Cuiabá, mostram o quanto os centroavantes estrangeiros estão brilhando no Brasileirão. Não é à toa que somente Pedro, do Flamengo, é o que destoa dos outros compatriotas, porque em relação a gols, os gringos viraram os principais destaques das suas respectivas equipes. E olhe que não vou nem citar Pochettino e nem Sforza, que também são estrangeiros e estão ajudando tricolores e cruzmaltino a conquistarem importantes vitórias.

Camisa 10
Enquanto os estrangeiros brilham como centroavante, há um brasileiro no Cruzeiro, que está jogando o fino da bola e não é à toa vem sendo considerado como craque do campeonato até aqui. Matheus Pereira, o camisa 10 da Raposa, mostra não apenas talento para dribles e assistências, mas também para gols. Já são 6 no Brasileirão (além de 2 passes). Depois de ter passado até por uma depressão na Arábia, em que pensou até em se matar, o meia cruzeirense conseguiu renascer de forma brilhante justamente no seu time de coração.