
Já passou da hora da Seleção Brasileira olhar além dos nomes tradicionais e dar oportunidade a atletas que se destacam consistentemente e repetidamente fora do “eixo”.
O goleiro João Ricardo é um desses e merece essa oportunidade. A convocação do camisa 1 do Fortaleza representaria não apenas o reconhecimento de seu talento, mas também valorizaria o trabalho realizado pelo Fortaleza.
Aliás, seria até uma forma de prestigiar o futebol nordestino e mostrar que há bola e atletas competentes de alto nível em todas as regiões do país, não apenas na já famigerada Sul-Sudeste. Não é por acaso o que o Fortaleza vem fazendo no Brasileirão e na Copa Sul-Americana.
João Ricardo, que irá completar 36 anos, justamente no dia 6 de setembro, data do jogo Brasil x Equador, em Curitiba, tem se destacado como um dos pilares do momento arrebatador do Fortaleza na temporada.
Não bastasse a trajetória incrível na carreira até sua chegada ao Pici, em 2023, João Ricardo rapidamente assumiu o posto de titular. Na última quarta-feira, alcançou a marca de 100 jogos com a camisa tricolor e tem se destacado pela segurança e principalmente pelas defesas sensacionais neste ano de 2024.
O goleiro leonino ainda se destaca por sua excelente capacidade de posicionamento, reflexos e regularidade, conquistadas com maturidade e experiência dentro e fora das quatro linhas e essenciais para ajudar o Fortaleza nas conquistas do Campeonato Cearense de 2023, da Copa do Nordeste de 2024, do vice-campeonato da Sul-Americana e pela campanha incrível no Brasileirão deste ano.
Claro que a concorrência na posição é uma das mais fortes da Seleção Brasileira. Ederson, Alisson, Léo Jardim, Bento, Rafael e Weverton são a prova de que Dorival Júnior chamou e pode chamar grandes goleiros.
Mas João Ricardo possui todas as qualidades necessárias para brigar por um lugar e merecidamente ser chamado. Além disso, sua convocação poderia impulsionar um novo momento no futebol dentro do Brasil, de valorização e principalmente de reconhecimento àqueles que disputam e se destacam em um dos campeonatos mais fortes do mundo.
Lista
Dorival Júnior deve convocar nos próximos dias (a data ainda não foi definida, mas será na próxima semana) os 23 atletas para os jogos das eliminatórias contra Equador (06/09 – Curitiba) e Paraguai (10/09 – Assunção). Aguardemos.
PS: Só pra lembrar, Dorival trabalhou com João Ricardo, em 2022, quando o atual treinador da Seleção Brasileira comandou o Ceará.
