O Ceará ficou no empate sem gols contra o Guarani, em Campinas, contou com a derrota do Novorizontino para o Goiás, por 1×0, e conquistou o tão sonhado acesso à elite do futebol brasileiro.
O Vozão termina a Série B do Brasileiro com o melhor ataque da competição, 59 gols, o artilheiro do campeonato, Erick Pulga, 13 gols, a maior média de público da competição: 28.149 torcedores por jogo.
Além disso, é dono do maior público do campeonato: 63.908 pessoas na vitória por 1×0 em cima do América/MG, no Castelão, e também detém 9 dos 10 maiores públicos do certame.
Treinador de Elite
Existe um Ceará antes e depois da chegada de Léo Condé. O treinador alvinegro foi um dos principais responsáveis pela arrancada impressionante do Vozão para conquistar o tão sonhado acesso.
Ao desembarcar em Porangabuçu no final de junho, após a saída de Vagner Mancini, Léo Condé encontrara o Ceará em 11º colocado com apenas 16 pontos. Mas com muito trabalho, diálogo, resiliência e principalmente competência.

Condé mudou o time titular, corrigiu o sistema defensivo com a dupla David Ricardo e João Pedro e deu novas oportunidades para Rafael Ramos, de Lucca, Richardson, Mugni e Recalde, que foram decisivos em jogos importantes da campanha alvinegra.
No total, foram 25 jogos, 14 vitórias, 3 empates e 8 derrotas – aproveitamento de 60%, similar a do campeão Santos, de 61,26%. Além disso, o Vovô marcou 39 gols – se tornando o melhor ataque da Série B – e só sofreu 24 tentos.
Dupla de Zaga
David Ricardo tem 21 anos, enquanto João Pedro, apenas 20. Ambos, apesar da pouca idade, esbanjaram juventude e principalmente segurança no setor defensivo, que por muito tempo foi o calcanhar de Aquiles do time do Ceará na Série B.
Mas os 2 mostraram resiliência, vitalidade, perseverança e conseguiram em 9 jogos juntos dar jeito no setor e assim ajudar o Vozão na conquista do acesso à Série A do Brasileiro.

Vale lembrar que David Ricardo tem contrato com o Ceará até o final de 2026, enquanto João Pedro encerrou seu vínculo de empréstimo. Ele pertence ao Corinthians, que deve integrar o defensor ao elenco do Timão em 2025.
Dono do Meio-Campo
Lourenço fez tantos gols, como os atacantes do Ceará, mas sem dúvida alguma foi o grande nome do meio-campo alvinegro. O camisa 97 talvez tenha sido o jogador mais consistente do elenco alvinegro não apenas na Série B, mas durante toda a temporada.
Depois de tudo o que passou ano passado com o Vila Nova, quando perdeu o acesso no último jogo, Lourenço brilhou e muito nessa campanha arrebatadora do Vozão no Brasileiro.

Foram 30 partidas disputadas com 4 gols marcados, 4 assistências e a certeza de que está entre os melhores da Série B do Brasileiro.
Aliás, é bom lembrar que Lourenço tem 27 anos e contrato com o Ceará até o final de 2025. Ou seja, vai continuar em Porangabuçu na próxima temporada.
Artilheiro e Craque
Erick Pulga termina a temporada 2024 como o grande nome do Ceará. Não bastasse ter sido campeão, artilheiro e melhor jogador do Campeonato Cearense, o camisa 16 alvinegro levou o Vozão à elite do futebol brasileiro e de quebra ainda encerra a Série B como o artilheiro com 13 gols marcados.
E se houver alguma votação para a escolha do craque do campeonato, com certeza, Pulga que tem apenas 24 anos e declaradamente é torcedor do Ceará, estará na disputa.

FOTOS: Assessoria de Comunicação do Ceará Sporting Club
