A 5ª e última rodada da 1ª Fase do Campeonato Cearense foi marcada pela vitória do Ceará no Clássico-Rei e a classificação do Ferroviário (e também do Maracanã, Horizonte e Tirol) para as quartas de final.
Além disso, talvez, a grande surpresa dessa 1ª Fase foi o fracasso de Floresta e Iguatu. Ambos não conseguiram avançar de fase e agora vão lutar no quadrangular da permanência contra Barbalha e Cariri para não serem rebaixados.
Clássico-Rei
Com mais de 42 mil pessoas na Arena Castelão, o Ceará bateu o Fortaleza por 2×1 e manteve os 100% de aproveitamento no Estadual.
Além disso, o Vozão, que ganhou porque jogou melhor que o rival, se não houver surpresa nas semifinais, deve ir à decisão com o mando de campo no 2º jogo. Enquanto o Leão perdeu a invencibilidade e viu os torcedores revoltados com a atuação medíocre dos comandados de Juan Pablo Vojvoda.
Tubarão Avança
Na Arena Romeirão, o Ferroviário não deu chance para a zebra, venceu o Cariri por 2×0. O zagueiro Jefão e o atacante Allanzinho marcaram os gols da classificação coral, que chegou aos 7 pontos e terminou em 3º lugar no Grupo B.
Já o Cariri perdeu os 5 jogos terminou com a pior campanha da 1ª Fase, sem nenhum ponto, apenas 2 gols tomados e 21 sofridos e, agora, vai precisar de uma enorme reviravolta para escapar da queda.
Coruja Voando Alto
O Tirol surpreendeu a todos nesta 1ª Fase. Logo em seu 1º ano na elite cearense, garantiu vaga para as quartas de final O feito aconteceu com a vitória por 2×0 em cima do Floresta, e de quebra ainda assegurou o 2º lugar do Grupo B com 8 pontos. Os gols da vitória histórica foram marcados por Júnior Goiaba e Pio.
O Lobo da Vila, que fez um alto investimento, inclusive contratando o treinador multicampeão Marcelo Chamusca, somou apenas 5 pontos e vai disputar o quadrangular da permanência.
Galo Cantando
O Horizonte segurou o empate contra o Iguatu, no Morenão, por 1×1, e também garantiu vaga nas quartas de final.
A equipe comandada por Leandro Campos, o Felipão do Nordeste, ficou em 3º lugar com 6 pontos, e sofreu apenas 1 derrota, justamente na estreia para o Fortaleza. Enquanto o Azulão somou apenas 5 e também vai participar do quadrangular para permanecer na elite cearense em 2025.
Goleada
O placar mais elástico foi protagonizado pelo Maracanã. A equipe do técnico Júnior Cearense goleou o Barbalha, por 4×1, em casa, no Almir Dutra, terminou em 2º lugar com 7 pontos no Grupo A e também vai para as quartas de final.
A Raposa, que se vencesse também se garantiria na próxima fase, não obteve êxito e vai novamente disputar o quadrangular para não cair pra Série B do Estadual.
Confrontos
Os duelos das quartas de final estão definidos. A FCF divulgou na noite passada a tabela detalhada. Confira abaixo:

Lembrando que o vencedor de Maracanã x Horizonte vai enfrentar o Ceará nas semifinais. Enquanto o ganhador de Tirol x Ferroviário vai pegar o Fortaleza.
