Durante um longo período era rotina os times do Interior cearense brilharem no Campeonato Estadual. Icasa, Guarany de Sobral, Quixadá, Itapipoca, Guarani de Juazeiro e muitos outros.

Assim como aconteceu na temporada passada, neste ano Iguatu, Cariri, Barbalha e até o Horizonte (coloco o Galo aqui, porque apesar de geograficamente fazer parte da região metropolitana, mas não é colada com a Capital como é Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Itaitinga), não conseguiram uma vaguinha nas semifinais.

Os já manjadinhos Ceará e Fortaleza estavam aguardando 2 equipes para saber quem iria ter a ousadia de fazer o que o Iguatu, por exemplo, fez em 2022, quando eliminou o Vovô nas quartas de final e foi às semifinais.

Dessa vez, assim como em 2024, novamente as semifinais do Estadual terão Ferroviário e Maracanã brigando contra tricolores e alvinegros.

O Ferrão passou sem sustos pelo Tirol (que é da Capital), enquanto o time de Maracanaú não deixou o Horizonte prosperar e garantiu presença entre os 4 melhores do Campeonato Cearense.

Pra completar, a fase difícil dos clubes do Interior, nenhum também garantiu vaga na Série D do Brasileiro do próximo ano. Os classificados são Tirol, Maracanã e Ferroviário.

Agora, é acreditar que para 2026, a turma que está na 2ª Divisão (Icasa, Quixadá, Maranguape, Guarani de Juazeiro, Itapipoca…) consiga o acesso e volte a ser protagonista ou como diz um filósofo acolá, coadjuvante de luxo.