A violência ocorrida em Santiago na partida Colo-Colo x Fortaleza, na noite dessa quinta-feira, 10, pela Libertadores que causou a morte de 2 torcedores chilenos, além de invasão de campo e cancelamento do jogo, chegou à CBF e à FIFA.

A entidade nacional lamentou as mortes ocorridas, mas também enviou um documento à Conmebol pedindo a vitória para o Fortaleza por 3×0. Confira nota oficia:

A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.

A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.

Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida”.

Quem também se pronunciou foi o Presidente da Fifa, Gianni Infantino, que lamentou as mortes e condenou a violência em uma postagem em seu perfil oficial no Instagram.

Entenda o Caos
A partida Colo-Colo x Fortaleza pela 2ª Rodada da Fase de Grupos da Libertadores foi CANCELADA.

O jogo foi interrompido aos 24min do 2º tempo, após torcedores do Colo-Colo jogarem objetos no gramado (como a barra mostrada pelo repórter da ESPN Mendel Bydlowski) e invadirem o campo.

A ação dos torcedores provocou a saída rápida do jogadores do Fortaleza para os vestiários e logo em seguida da arbitragem.

Depois de mais de 1 hora de paralisação, a Conmebol resolveu anunciar que a partida foi cancelada.

Agora, é esperar para saber qual será a decisão tomada pela entidade.

Vale ressaltar que 2 torcedores do Colo-Colo foram atropelados e mortos fora do estádio pela Polícia Militar o que revoltou a torcida presente no Estádio Monumental de Santiago.

É bom ressaltar ainda que há uma Lei no Chile em que a Polícia Militar não pode fazer a segurança nos estádios, apenas segurança privada e no momento da invasão havia poucos seguranças.

Abaixo, o que diz o regulamento da Libertadores: