Dirigentes da Liga Forte União após reunião. Foto: Divulgação/LFU

O Presidente do Ceará, João Paulo Silva, revelou na última terça-feira, o valor que o clube alvinegro já recebeu pela venda dos direitos de transmissão da Série A do Brasileiro.

O Vovô integra a LFU, grupo com outros 10 clubes, que vendeu o pacote dos jogos do Brasileirão para a Record, Globo, YouTube e Amazon Prime até 2029. O valor por temporada ficou em torno de R$ 1,7 bilhão (com correção anual).

“Nós já recebemos mais de R$ 70 milhões só na parte igualitária, e ainda temos a receber por performance e audiência. Fomos muito felizes com esse formato de distribuição e com o fato de estar na Liga Forte”, declarou João Paulo Silva.

O Blog apurou que daquele montante de R$ 1,7 bilhão há alguns ajustes até chegar aos 11 times da Série A. Por exemplo, um percentual vai para os clubes das Séries B e C. Outro valor é descontado dos clubes que já venderam 10%, 15% e 20% dos direitos comerciais por 50 anos, outra parte vai para agências e também para a Live Mode (que costurou todos os acordos).

A LFU possui 33 clubes espalhados pela Série A (Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco), Série B (Atlético/GO, Athletico, Amazonas, América/MG, Avaí, Botafogo/SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário/PR e Vila Nova) e Série C (CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta e Tombense).

Além disso, o Corinthians recebe uma fatia maior que todos os outros 32 clubes da Liga Forte União.

É bom lembrar que, do valor total da venda dos direitos de transmissão, o rateio para os clubes, que disputam o Campeonato, ficou assim: 45% de forma igualitária, 30% pela audiência e 25% pela performance.

Pra completar, a LFU resolveu adiantar uma parte do valor da audiência e também da performance aos clubes do Brasileirão. A Liga utilizou como parâmetro o menor número de jogos transmitidos e a pior classificação para fazer esse adiantamento aos times e com isso dar um respiro maior para cada agremiação.

Assim, ao final do Brasileirão, todos os clubes (claro, se nenhum tiver ficado na pior colocação ou com o menor número de jogos transmitidos) ainda irão receber uma boa grana e com isso aumentar ainda mais o seu faturamento.

Com isso, para ficar explicado, o Ceará (e os outros 9 clubes, sem o Corinthians, claro) recebeu mais de R$ 70 milhões por 45% de forma igualitária e mais um adiantamento do menor valor da audiência e também da performance.