Helton durante jogo do Benfica. Foto: Jose Manuel Alvarez/Getty Imagem

O Fortaleza acertou a contratação do goleiro Helton Leite (filho do lendário goleiro do Atlético/MG, João Leite), que estava no La Coruña, disputando a 2ª Divisão do Campeonato Espanhol.

Com 34 anos de idade, o novo reforço tricolor se torna o 6º goleiro do elenco. O treinador Renato Paiva já conta com João Ricardo e Breno (ambos machucados), Vinicius Silvestre, Magrão e Eduardo Salvador (da base).

Aliás, foi o próprio técnico leonino que solicitou a contratação de mais um goleiro, apesar de há 3 semanas o Fortaleza ter trazido Vinicius Silvestre, de 31 anos, que estava atuando no futebol português na equipe do Portimonense.

Pelo que o Blog apurou, Paiva foi informado que nem João Ricardo e nem Breno estariam à disposição do treinador para os duelos da Libertadores contra o Velez Sarsfield, nos dias 12 e 19 de agosto.

Com isso, o treinador não queria ficar com Eduardo Salvador, da base, para esses jogos decisivos ainda mais com 3 partidas do Brasileirão próximos (Botafogo, Fluminense e Red Bull Bragantino) e solicitou à diretoria a contratação de mais um goleiro.

No entanto, minha análise é de que a diretoria errou na avaliação de Vinicius Silvestre. Por mais que Eduardo Salvador seja um jovem iniciante, com Magrão, que seria o reserva imediato, o ex-goleiro do Portimonense deveria suprir qualquer lacuna para o treinador.

Até porque se o argumento é de que Magrão e Silvestre poderiam não estar à disposição nessas partidas, por suspensão ou lesão, aí é melhor ter 100 jogadores no elenco.

Só para constar, em setembro, quando João Ricardo e Breno estiverem recuperados e à disposição da comissão técnica, Paiva vai ter 6 goleiros para escolher 1 titular. A tarefa vai ser árdua.

Carreira
No Brasil, Helton atuou pelo Criciúma, São Caetano e Botafogo. No Exterior, o novo reforço tricolor tem passagens pelo Braga, Benfica, Antalyaspor/TUR e La Coruña.

Na última temporada, foi titular absoluto da equipe espanhola em 37 jogos na 2ª Divisão. De acordo com o próprio La Coruña, o Fortaleza negociou diretamente com o goleiro e não queria se desfazer do seu atleta.

O clube espanhol, inclusive, informou que o Fortaleza teve de pagar a multa rescisória para tirar o goleiro brasileiro. O Clube tricolor noticiou que o valor foi de 300 mil euros (algo em torno de R$ 1,8 milhão).