O Fortaleza foi humilhado pelo Botafogo, na noite desse sábado, na Arena Castelão, ao ser goleado por 5×0, em duelo válido pela 19ª Rodada do Brasileirão.

O resultado é tão expressivo que a última vez que o Fortaleza perdeu por 5×0 como mandante foi apenas em 1938, no clássico contra o Ferroviário, pelo Campeonato Cearense. A informação é do historiador Luca Laprovitera.

O time leonino, contudo, já havia perdido por 5×0 neste ano para o Flamengo, pelo Brasileirão, mas no Maracanã. Ano passado, também caiu de 5 para o Cuiabá, no entanto, foi na Arena Pantanal.

Alguns tricolores, porém, alegam que a goleada para o Botafogo só aconteceu, porque o jovem zagueiro Gustavo Mancha foi expulso logo aos 5min de bola rolando. Assim, o Fortaleza jogou praticamente a partida toda com 1 homem a menos.

O revés manteve o Fortaleza na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 15 pontos. Enquanto o Botafogo subiu para o 5º lugar com 29.

Outro Nível
Por outro lado, é bom lembrar que em 2022 aconteceu algo semelhante. O Fortaleza estava na zona de rebaixamento do Brasileirão em 19º lugar, e enfrentava o Internacional, 6º colocado, pela 21ª Rodada do Brasileirão.

O jogo realizado na Arena Castelão teve o atacante Romarinho, do Fortaleza, expulso aos 30min, e o placar apontava 0x0.

No entanto, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda não baixou a guarda e venceu os colorados, por 3×0, mesmo com 1 homem a menos em campo.

Lucas Crispim aos 44min do 1º tempo, Hércules aos 25min e Robson aos 38min do segundo tempo fizeram os gols da heroica e surpreendente vitória tricolor.

Depois disso, o Fortaleza conseguiu uma arrancada impressionante, deixou a zona de rebaixamento, onde havia ficado 20 rodadas e terminou o Brasileirão em 8º lugar.

O feito foi inédito na história dos pontos corridos, já que um clube nunca havia terminado o 1º turno em último lugar e escapado do rebaixamento. O Fortaleza não só evitou a queda, como ainda garantiu uma vaga para a Pré-Libertadores.