Depois de 2 décadas, enfim, o futebol do Norte estará de volta à divisão de elite brasileira. De maneira extraordinária e espetacular, o Clube do Remo conquistou o acesso na última rodada da Série B.

A vitória de virada sobre o Goiás, por 3×1, com o Mangueirão completamente lotado, com mais de 43 mil torcedores, levou o Leão do Norte de volta ao apogeu, após ficar 31 anos longe da Série A do Brasileiro.

Não bastasse o Remo retornar à elite, o clube paraense também recoloca o futebol da Região Norte de volta aos grandes do Brasil.

Havia 20 anos, que nenhum do time do Norte disputava a Série A, a última vez havia sido o Paysandu, em 2005. Mas o feito dos azulinos também ressuscita outros 2 grandes personagens.

O técnico Guto Ferreira, que depois de trabalhos fracassados no Ceará, Goiás, Coritiba, Sport e Cuiabá, chegou ao seu 5º acesso da Série B para a Série A e igualou o feito de Givanildo Oliveira como o Rei do Acesso.

Aliás, Gordiola, como carinhosamente já falou sobre o apelido dado pelo amigo e jornalista Flávio Prado, foi diretamente responsável pela campanha impressionante neste acesso do Remo.

Em 10 partidas sob o comando do treinador, o Remo obteve 7 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Saiu do 13º lugar para o tão sonhado acesso.

Guto, inclusive, conseguiu uma incrível sequência de 6 triunfos consecutivos, que deram a pontuação necessária para todos os remistas sonharem e acreditarem no que parecia ser impossível.

E quem também ressurgiu para o cenário nacional foi o famigerado executivo de futebol, Marcos Braz. O polêmico e vitorioso ex-dirigente no Flamengo assumiu o comando da pasta, quando Sérgio Papellin deixou o cargo para se transferir para o Fortaleza.

Braz, contudo, mesmo sob enorme desconfiança, por jamais ter trabalho fora do eixo Rio-SP, conseguiu em pouco tempo mostrar força e competência para corrigir as falhas, ajustar a rota e fazer com que o Remo brigasse pra valer pelo acesso.

Agora, os azulinos são só alegria e festa pelas ruas de Belém e de todo o Estado paraense. A elite aguarda-os de braços abertos para um Brasileirão em que possam fazer sucesso, assim como o Mirassol nesta temporada.