
Pela arrancada incrível na reta final do Brasileirão, pelo bom futebol apresentado pelo time, por fazer alguns jogadores crescerem em campo e pelo aproveitamento de vaga à Libertadores, havia um consenso entre os tricolores que Martin Palermo deveria ficar no Fortaleza.
Eu também achava. Mas o treinador argentino, não quis nem saber de valores, resolveu decidir seguir seu caminho em outro lugar.
Natural para um técnico que chegou desconhecido para a esmagadora maioria e saiu com status de “se tivesse chegado antes, teria livrado o Fortaleza do rebaixamento”.
Palermo ganhou o campeonato pessoal dele, conquistou respeito e admiração de vários outros clubes. Assim, o assédio e principalmente as ofertas para trabalho devem ter chegado. E entre comandar um time na Série B ou na Série A, é melhor ficar na elite.
Sem Palermo e na Série B, o Fortaleza resolveu voltar algumas casinhas para trás e acertou com um treinador brasileiro.
5 anos e 3 treinadores estrangeiros depois (desde Enderson Moreira, que em 2021, após ser eliminado nas semifinais da Copa do Nordeste, foi demitido e chegou Vojvoda), enfim, a diretoria do Fortaleza contratou um brasileiro.
Thiago Carpini chega com o status de ter levado o Juventude da vice-lanterna ao vice-campeonato da Série B em 2023. E de na temporada seguinte, ter tirado o Vitória da zona do rebaixamento para disputar a Copa Sul-Americana.
Mas claro, que Carpini, com apenas 41 anos de idade, também passou por dificuldades, no São Paulo e nos 2 clubes citados acima.
Ora, mas se até Vojvoda teve dificuldade no Pici, que dirá, um jovem treinador em clubes com a turbulência como algo natural.
Só que Carpini aceitou o desafio de treinar o Fortaleza em 2026. Será o responsável por tentar levar o Laion de volta à elite do futebol brasileiro.
E terá que formatar uma equipe para se adequar à nova realidade financeira do clube, que tinha uma folha salarial de 10 e agora deverá ser de 5.
Carpini, contudo, sabe que o desafio é gigantesco, mas se conseguir o objetivo traçado, a vitrine do do Fortaleza é enorme e bem iluminada. Que o digam Rogério Ceni e Juan Pablo Vojvoda.
Tudo vai começar pra valer em 29 de dezembro. Dia da reapresentado do elenco e início dos trabalhos para todos no Pici.
Aguardemos.
