A melhor defesa do Campeonato Cearense, que havia sofrido apenas 1 gol em nove jogos, acabou padecendo demasiadamente diante do modesto Maguary, e por pouco o Fortaleza não sofre outra catástrofe na estreia de uma Copa do Brasil para outra equipe pernambucana.

É verdade que o que mais importava era a classificação e amealhar R$ 1,5 milhão. E o time conseguiu, as duras penas. Mas nem o mais pessimista tricolor poderia imaginar que o Fortaleza levaria 3 gols do adversário e só conseguira a vitória nos acréscimos.

Diante do pior público na Arena Castelão nos últimos 10 anos, 5.097 torcedores, o Laion mostrou um time completamente desequilibrado, com jogadores distantes de uma qualidade técnica aceitável e falhas individuais tenebrosas.

Com exceção, mais uma vez do lateral-direito Mailton, que parece ser o mais lúcido do elenco leonino, a sensação é que o Fortaleza é um time altamente limitado, sem repertório e, pior, incompetente.

Apesar dos 4 gols, mas convenhamos, o Maguary foi o 6º colocado na 1ª Fase do Campeonato Pernambucano e eliminado na 2ª Fase pelo Retrô, que disputa a Série D do Brasileiro. Aliás, o Maguary não disputa o Campeonato Brasileiro, não tem divisão.

Assim, se imaginava que o Fortaleza pudesse até ter dificuldades, mas não sofrer 3 gols e só conseguir vencer aos 48min do 2º tempo com um gol do jovem Luca Prior.

Diretoria e comissão técnica precisam rever conceitos. Claramente há jogadores que precisam treinar mais e o principal é necessário com urgência a chegada de reforços. Para todos os setores, principalmente o defensivo.

O que aconteceu na noite de 24 de fevereiro, foi alarmante e coloca uma preocupação enorme para o trabalho do clube na Série B do Brasileiro.

Claro que haverá as finais do Campeonato Cearense e como é diante do maior rival, tudo pode ser colocado para debaixo do tapete em caso de levantar a taça.

Por outro lado, um revés, pode ampliar ainda mais a enorme dificuldade que o Fortaleza passou diante de um adversário limitadíssimo e que se fosse um pouquinho mais competente poderia ter saído do Castelão com uma classificação histórica e provocado uma outra tragédia leonina.