
Longe da badalação de adversários conhecidos ou tradicionais como Independiente, San Lorenzo, Corinthians, Emelec ou Athletico, o Ceará está num grupo sem alvoroço na Copa Sul-Americana.
Jorge Wilsterman, da Bolívia, Arsenal, da Argentina, e Junior, da Colômbia, ou Bolivar, da Bolívia (esses dois duelam para saber quem fará parte da chave), estão longe dos temidos hermanos, que trazem preocupação aos times brasilerios em competições sul-americanas.
Claro que se o Bolivar passar pelo Júnior, a preocupação não é nem com o líder do campeonato boliviano, mas, sim, com a famigerada altitude de La Paz, a 3.600 metros do nível do Mar. Mesmo assim, o time do técnico Guto Ferreira terá 3 jogos na Arena Castelão, e ainda duas partidas em condições normais “de pressão, altitude e temperatura”.

Se não bastasse, tanto Arsenal, como Jorge, são rivais que estão em queda livre em seus respectivos campeonatos nacionais. O time argentino ocupa a 26ª posição (de 28), já a equipe boliviana também está na antepenúltima colocação.
E convenhamos, campeonato boliviano não é assim lá uma força que cause preocupação. O Bolivar, caso passe, é o líder do nacional. Enquanto, na Colômbia, o Junior é o 5 º colocado. Ou seja, nada de outro mundo.
Aquele complexo de vira-lata não cabe mais. O Ceará investiu pesado, manteve a base do ano passado e trouxe reforços de pesos, incluindo dois colombianos, pensando justamente em fazer bonito na Copa Sul-Americana.
O risco de ser eliminado na 1ª Fase é menor do que a chance de avançar as oitavas de final.
O Presidente do Ceará, Robinson de Castro, falou ao site oficial do clube sobre o sorteio e o grupo em que o clube caiu:
“Eu acho que nós estamos em um bom grupo. Uma chave viável para fazer uma boa competição, com a ressalva que se o Bolívar entrar no nosso grupo teremos mais um desafio de atuar na altitude, porque em La Paz são cerca de 3.600 metros acima do nível do mar, então vamos esperar o que acontece porque Bolívar e Junior Barranquilla para vermos quem vem para a nossa chave”, declarou o mandatário alvinegro.
A tabela base está dessa forma abaixo. A detalhada, a Conmebol deve divulgar em breve.
21/04: Ceará x Jorge Wilstermann/BOL
28/04: Arsenal/ARG x Ceará
05/05: Junior/COL ou Bolivar x Ceará
12/05: Ceará x Arsenal/ARG
19/05: Ceará x Junior/COL ou Bolivar
26/05: Jorge Wilstermann/BOL x Ceará
📸 Reprodução/TV