Cearenses na Área

O Botafogo/PB anunciou a contratação do atacante Ederson (ex-Ceará, Fortaleza) que foi artilheiro do Brasileirão em 2013 pelo Athletico Paranaense. O cearense de pentecoste estava no ABC no início da temporada, mas já se transferiu para o Belo, que está no mesmo grupo do Ferroviário e Floresta na Série C do Brasileiro. Por falar em Ferrão, o atacante Wesley (Pimbinha ex-Ferroviário, Ceará e Fortaleza) fechou com o ABC e vai jogar pelo alvinegro de Natal, que está na Série D no mesmo grupo de Caucaia e Atlético/CE.

Encontro Coloquial

Em meio ao caso de afastamento do Presidente da CBF, Rogério Caboclo, acusado de assédio sexual e moral, os 27 presidentes de federações se reúnem, ao vivo, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, para uma reunião informal. O objetivo é se aprofundar no que realmente aconteceu. O Presidente da FCF, Mauro Carmélio, estará entre os presentes no encontro, que deve começar por volta das 15h30. Os advogados de Rogério Caboclo vão apresentar a defesa e tentar provar a inocência do mantário.

Copa América

E apesar de toda a confusão, de toda o imbróglio que foi a realização do Torneio em solo nacional, a grande e mais esperada final do continente vai acontecer. Brasil x Argentina se enfrentarão no próximo sábado, 21h, no Maracanã (com transmissão do SBT e Espn Brasil). Os hermanos conseguiram a classificação à decisão, após vencerem a Colômbia nos pênaltis. O encontro entre brasileiros e argentinos ainda reserva outro duelo muito aguardado por todos: Neymar x Messi.

Adeus Próximo

E o atacante Saulo tem tudo para deixar o Ceará. Apesar da negativa da diretoria alvinegra, o empresário do atleta já tem em mãos uma recheada proposta do futebol japonês (Kashima Antlers) para apresentar. Vale lembrar que o Ceará detém 70% dos direitos econômicos do atleta, que foi comprado por R$ 700 mil. Os valores da negociação com o clube asiático não foram revelados, mas é bom ressaltar que a turma lá sempre faz ofertas bem gordas, que o digam Richardson e Tiago Pagnussat.

Quem Manda é a TV

Todo mundo sabe que o Brasileirão é organizado pela CBF, no entanto, os horários e as datas das partidas são definidos pelas emissoras de TV, que detém os direitos de transmissão da Competição. Sem público nos estádios, Globo, TNT, Sportv e Premiere exageram ao programar alguns jogos no período da tarde em dias úteis. Os dois cearenses já sofreram com duelos disputados às 16h em plena quarta e quinta-feira, com transmissão exclusiva apenas no PPV. Ou seja, é pra derrubar mesmo.

Não é Fácil

Sem tempo para recuperar o gramado do Castelão, os clubes terão duas alternativas: ou seguem jogando no Gigante da Boa Vista ou precisarão ir para outro Estado (Arena Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte). A opção, ventilada por alguns alvinegros, de que o Estádio Carlos de Alencar Pinto poderia receber os jogos é um pouco improvável. A não ser que a diretoria do Ceará faça algumas obras, como reformar os vestiários dos árbitros e dos visitantes, construir um espaço para o VAR e ainda ajustar as cabines de transmissão para dar condições às TVS de exibirem os jogos. O primeiro passo, contudo, é pedir a CBF para fazer uma vistoria para tentar homologar o Estádio. Algo que ainda não foi feito.

Balanço à Vista

No próximo final de semana, será realizada a 11ª Rodada do Brasileirão e pela primeira vez, os clubes cearenses terão uma folga no meio de semana (haverá rodada da Libertadores), com isso. O tão sonhado descanso para poder recuperar os jogadores mais degastados vai acontecer. Por outro lado, o mercado da bola vai estar aquecido. Comissão técnica e departamento de futebol dos respectivos clubes se reúnem para fazer um balanço completo e analisar e até bater o martelo para as aguardadas contratações.

Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 56