Último Dia
Esta segunda-feira, 12, pode definir o futuro do comando do futebol cearense. Quem quiser disputar a eleição para Presidente da Federação Cearense de Futebol tem somente o dia de hoje para se inscrever e concorrer contra o atual mandatário, Mauro Carmélio. Aliás, a chapa da situação, anunciou ter o apoio de 21 clubes e 14 Ligas. Ou seja, a concorrência vai ter de suar (ou encontrar algo nos bastidores) para impedir a vitória esmagadora do atual comando da FCF.
Copa América
Entre mortos e feridos, a competição, graças a Deus, foi concluída sem precisar o mundo se acabar ou esta nação ser dizimada. Infelizmente, o torneio havia se tornado numa briga política, ridícula, por causa de um bando de bestas, que buscam muito mais aparecer sob a luz do futebol, do que necessariamente estarem preocupados com o País ou com a população. Tudo interesse para os cofres de cada um. Jamais foi pelo futebol.
Copa América II
Merecidamente, a Argentina foi campeã, apesar da Final contra o Brasil ter sido um jogo fraco tecnicamente. No entanto, a equipe de Lionel Messi aproveitou um erro, fez o gol e soube segurar o placar de 1×0. Aliás, o craque argentino foi o grande destaque do torneio, não só pela artilharia e craque da competição, mas também por ter conquistado pela 1ª vez uma taça pelo seu País e ainda pela linda cena dos seus compatriotas correndo em sua direção para abraçá-lo, após o apito final.

Te Orienta, Brasil!
Neymar é o único ponto fora da curva na Seleção Brasileira. O restante, inclusive jogadores consagrados, como Casemiro, Marquinhos, Alisson e Firmino. Mas a dependência do Camisa 10 é algo gritante é prova que ou se faz algo rápido e urgente para mudar isso, ou será mais um fracasso na Copa do Mundo no Catar. Até Tite, a quem eu sou fã, me decepcionou, principalmente na entrevista coletiva, pós-final, quando não teve coragem de responder as perguntas e passou para o auxiliar César Sampaio. Uma vergonha e um desrespeito com o torcedor.
Sem TV
No próximo sábado, 17h, o Ceará enfrenta o Athletico Paranaense pela 12ª Rodada do Brasileirão, na Arena Castelão. A partida será transmitida para todo o Brasil, menos Fortaleza, apenas pela TNT Sports, já que os dois clubes possuem contrato com o conglomerado americano. Nem pelo PPV haverá exibição, pois o Furacão não assinou com o grupo Globo. Dessa forma, se não houver uma liberação por parte da direção alvinegra, o jogo não será exibido para a Capital cearense. Tomara que a turma tenha bom senso e não faça como o Santos, que, quando encarou o Athletico, não liberou o sinal e a torcida do Peixe se contentou apenas “em ouvir pelo radinho”.
Falta de Respeito
Por falar em transmissão, o andarilho e um dos maiores nomes da nossa crônica esportiva, o repórter Kilmer da Campos, da Rádio Assunção, esteve neste final de semana em Belém, para acompanhar in loco a partida do Ferroviário contra o Paysandu. O Peixe ganhou por 2×0 do Papão, mas o intrépido radialista sofreu com as instalações precárias em que foi alocado no Estádio da Curuzu (veja foto abaixo – no sol e sob o cimento). Fica aqui nosso protesto e nossa tristeza com a turma paraense, que quando vem por aqui é muito bem tratada.

Ídolo Por Outro
No intervalo da vitória sobre o Corinthians, por 1×0, neste domingo, no Castelão, o goleiro Felipe Alves precisou sair, sentiu um desconforto e a comissão técnica e o departamento médico acharam por bem tirá-lo de campo. Com isso, entrou Marcelo Boeck. Ambos são ídolos da torcida tricolor. Boeck, inclusive, que fazia tempo que não entrava em numa partida oficial, não comprometeu em nada. Pelo contrário, quando foi acionado fez o que tinha de fazer, inclusive acertando lançamentos (10 de 6), que não é sua especialidade.
Sofrimento da Raposa
Depois de ter mostrado poder de reação nas últimas duas rodadas, quando buscou o empate por 2×2 (após estar perdendo por 2×0) em cima do América/RN, e em seguida ter batido o ABC por 3×2, o Caucaia levou a maior goleada da Série D do Brasileiro ao perder por 7×0 para o Sousa, na Paraíba. A Raposa já havia apanhado do Atlético/CE por 4×1. Com 5 pontos ganhos, na vice-lanterna, o time cearense precisa tomar jeito para não fazer ainda mais feio na competição, onde tem a segunda pior defesa com 21 gols sofridos em 6 jogos.
Luz Acesa
Em mais uma brilhante partida do Ferroviário, onde venceu o Paysandu por 2×0, o técnico Francisco Diá, outra vez, deixou uma frase marcante na entrevista coletiva pós-jogo, sempre com o repórter Kilmer de Campos. Dessa vez, ao ser questionado sobre a Luz Vermelha do perigo, que estava acesa, o comandante do Peixe não titubeou e respondeu ao seu melhor estilo. Veja vídeo abaixo:
Celebração Alvinegra
O técnico do Ceará, Guto Ferreira, não esconde de ninguém a alegria e ao mesmo tempo o alívio de, enfim, depois de quase 2 meses, ter uma semana livre sem jogos. O comandante alvinegro batia nessa tecla há muito tempo e lamentava o fato de os jogadores não puderem ter tido um tempo de descanso. E Guto foi categórico ao afirmar que não pretende usar o tempo livre para aprimorar algum novo trabalho, mas, sim, fazer com que o grupo possa realmente descansar o corpo e a mente.
📸 Reprodução/TV
📸 Kilmer de Campos
🎥 Divulgação/Rádio Assunção
Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 59