De maneira surpreendente, a Premier League (liga dos clubes de futebol da Inglaterra) anunciou nesta terça-feira, 24, que não vai liberar atletas para jogos internacionais disputados em países da lista vermelha (relacionada à COVID) no mês de setembro. O Brasil é um desses.

A decisão dos clubes, que é fortemente apoiada pela Premier League, se aplicará a quase 60 jogadores de 19 clubes da Premier League que viajarão para 26 países da lista vermelha na janela internacional de setembro. Isso segue a posição atual da FIFA de não estender sua exceção de liberação temporária para jogadores que devem ficar em quarentena ao retornar de suas obrigações internacionais“, diz o comunicado.

Com isso, o técnico Tite não poderá contar com 9 jogadores para as disputas de 3 jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, que vão acontecer nos dias 2 (contra o Chile, em Santiago), 5 (diante da Argentina, em São Paulo) e 9 (ante o Peru, em Recife).

Os atletas, que devem ficar fora são os goleiros Ederson (Manchester City) e Alisson (Liverpool), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), os volantes Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United) e os atacantes Raphinha (Leeds United) Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City) e Richarlison (Everton).

Se não houver nenhuma mudança, o treinador da Seleção Brasileira vai precisar chamar outros 9 atletas. Com isso, relembro a minha pergunta feita ao Tite, na entrevista coletiva do último dia 13 de agosto, quando ele anunciou os convocados.

Jogadores como o zagueiro Marcelo Benevenuto, do Fortaleza, e os volantes Fernando Sobral (do Ceará) e Éderson (do Fortaleza) estão se destacando no Campeonato Brasileiro. Os 3, além de liderarem várias estatísticas de sites especializados em análise de desempenho, mostram um futebol convincente.

O Fortaleza é a principal sensação do Brasileirão, ocupando o 3º lugar e ainda está nas quartas de final da Copa do Brasil, com Benevenuto e Éderson brilhando. O Ceará manteve a maior sequencia invicta da Série A neste ano com 11 jogos sem derrotas e está em 8º lugar com Sobral em excelente fase.

Claro que a gente sabe que o CEP pesa e muito numa convocação de Seleção Brasileira, porém, não custa nada sonhar, né? Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela que é um grande e poderoso embate entre gigantes do futebol mundial.

📸 Lucas Figueiredo/CBF