O Campeonato Brasileiro terminou na noite dessa quinta-feira e a festa da torcida do Fortaleza não deve ter hora pra acabar. No entanto, quando encerrar as celebrações pela campanha histórica, as atenções vão ser direcionadas para a Libertadores.

O clube leonino está garantido na fase de grupos do principal torneio de clubes do continente juntamente com Atlético/MG, Palmeiras, Flamengo, Athletico paranaense, Corinthians e Red Bull e o sorteio só vai acontecer no dia 23 de março. O início da competição está agendado para 6 de abril.

Antes, contudo, acontecerá a chamada pré-Libertadores, onde Fluminense e América/MG vão precisar passar por 2 fases eliminatórias para tentarem chegar à fase de grupos. O duelos começam em 23 de fevereiro e vão até o dia 16 de março.

O calendário com as datas da Libertadores já está definido. O torneio começa de forma oficial em 9 de fevereiro, com a fase preliminar de maneira eliminatória. Somente depois, acontece o sorteio da fase de grupos.

Vale lembrar que na fase de grupos, os 2 melhores colocados de cada chave avançam para as oitavas de final, onde também, por sorteio, conhecem os respectivos adversários. Assim, a competição seguirá durante o ano até 29 de outubro, quando acontece a decisão.

Confira o calendário completo da Libertadores 2022.

Fase Preliminar 

1ª fase: 09 de fevereiro (ida) e 16 de fevereiro (volta)

2ª fase: 23 de fevereiro (ida) e 2 de março (volta)

3ª fase: 09 de março (ida) e 16 de março (volta)

Fase de Grupos

Sorteio: 23 de março

Rodadas da fase de grupos: 06, 13 e 27 de abril e 04, 18 e 25 de maio

Fase Mata-Mata

Oitavas de final: 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta)

Quartas de final: 03 de agosto (ida) e 10 de agosto (volta)

Semifinais: 31 de agosto (ida) e 7 de setembro (volta)

Final: 29 de outubro de 2022 (em Guayaquil – Equador)

📸 Divulgação/Conmebol