
O atual Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, vai para mais um mandato à frente da Diretoria Executiva a partir deste sábado. Candidato único nas eleições, o mandatário leonino novamente volta a repetir a frase que marca sua gestão, desde quando assumiu o clube em novembro de 2017.
“As conquistas em campo são bem-vindas e na história vão ficar, mas são também consequência do que se faz fora das quatro linhas. A bola não entra por acaso”, declara Marcelo, que já é considerado por muitos como o maior e melhor presidente da história do Fortaleza.
O retrato do avanço do clube, obviamente, passa pelas quatro linhas, onde o time saiu de uma Série C em 2017 para alcançar o apogeu de conquistar uma vaga à fase de grupos das Libertadores neste ano. Por outro lado, sem uma gestão inteligente para administrar um clube de massa, o fracasso no gramado seria inevitável.
- Opinião: Marcelo Paz será reeleito Presidente do Fortaleza e precisará se desviar das armadilhas daqueles que o querem na Política
- Vojvoda recusa oferta de outros clubes, aceita proposta do Fortaleza e aos “47 do 2º tempo” decide renovar por mais um ano
- Com o inédito 4º lugar no Brasileirão, Fortaleza vai embolsar algo próximo a R$ 28 milhões de premiação
Há 4 anos, quando entrava em campo para disputar a 3ª Divisão Nacional, o orçamento do Fortaleza era de R$ 24 milhões. A expectativa para 2022 é superior a R$ 122 milhões.
“É gastar o que tem. Fazer no começo do ano um orçamento responsável para poder honrar. Sempre lançamos números conservadores, e isso é hoje um fator de credibilidade junto a jogadores, agentes de atletas e treinadores, que sabem que o Fortaleza paga em dia, tanto salários quanto premiação”, revela.
Um dos fatores que ajudam o clube a comprovar esse avanço passa pelo apelo ao torcedor, que aos poucos também vai virando um consumidor fiel. Durante o inferno da Série C, o clube possuía apenas 5 quiosques para comercializar os produtos oficiais. Atualmente, o Fortaleza tem 11 lojas e ainda conta com o badalado “e-commerce” que fatura algo em torno de R$ 1,3 milhão ao mês.

“O torcedor gosta da marca, então ele tende a comprar produtos com a marca do Fortaleza. E as lojas são um dos canais de venda, além de comercializarem ingressos e fazer o cadastro e a renovação de sócios torcedores. Quando se fala em loja do clube, pensa logo em dinheiro. Mas é muito mais do que isso. É a marca do clube, a relação do torcedor com a instituição, é o clube estar presente em um shopping da cidade e o torcedor se sentir orgulhoso. Fez com que a marca do clube crescesse, além de vender mais. É ponto de contato do clube com o torcedor, isso é muito importante”, afirma.
A evolução fora e dentro de campo é notória. Porém, é preciso seguir pensando fora da caixinha e executando ações, que às vezes desagradam e outras que empolgam. Paz deve fazer (poucas) mudanças em seu novo mandato na condução da sua gestão.
No futebol, o anúncio mais aguardado aconteceu, após a vitória contra o Bahia, por 2×1, na última quinta-feira, no Castelão, quando confirmou a renovação de contrato do técnico Juan Pablo Vojvoda. Um dos pilares do sucesso do time na temporada, o argentino ficará no Pici por mais 1 ano e vai comandar o Fortaleza na Libertadores.

“Sabemos que temos muito a avançar ainda, mas ficamos felizes em olhar para trás e vermos o quanto conseguimos avançar em um período tão curto. Vamos trabalhar para o Fortaleza fazer mais um grande ano”, concluiu.
O elenco do Fortaleza entrou de férias e só deve retornar no dia 10 de janeiro. O primeiro desafio em campo deve ser a Copa do Nordeste no final de janeiro, em seguida começam Campeonato Cearense, depois a Copa do Brasil e paralelamente em abril as duas principais competições do ano para o clube: Libertadores e Brasileirão.
Fora de campo, a movimentação no mercado de negociações com jogadores já vai começar e as contratações serão necessárias. Além disso, um dos primeiros passos é tentar renovar os contratos do zagueiro Marcelo Benevenuto e do volante Éderson.
📸Leonardo Moreira/FortalezaEC
📸Ascom/Juntos Por Mais
📸Reprodução/Instagram