Ceará, Fortaleza e Floresta estreiam na Copa do Nordeste neste final de semana. Mas para alvinegros e tricolores a principal competição regional do País pode se tornar um fardo grande e pesado já a partir da 2ª Fase.

As datas das quartas de final (06 de abril) semifinal (13 de abril) e das finais (27 de abril e 3 de maio) da Copa do Nordeste estão agendadas justamente para o mesmo período das rodadas 1, 2, 3 e 4 da 1ª Fase da Copa Sul-Americana e também da Copa Libertadores. Ceará e Fortaleza disputam os torneio continentais respectivamente.

Em 2021, o time do Ceará havia passado por situação semelhante, mas o choque foi com o Campeonato Cearense. O clube alvinegro disputou a final da Copa do Nordeste no dia 01 de maio contra o Bahia, em Salvador. Mas no dia seguinte, 02, atuou pelo Estadual diante do Pacajus. Assim como no dia 5 de maio, quando enfrentou o Bolivar em La Paz, pela Sul-Americana, e no dia 06, encarou o Crato.

Nos dois episódios, a diretoria do Ceará optou por deixar de lado o Campeonato Cearense e utilizou o que tinha de melhor na Lampions League e na Sula. Para esta temporada, tanto alvinegros, quanto tricolores, a prioridade é a competição continental, que disputam.

Dessa forma, caso os 2 times cearenses cheguem à semifinal ou às final da Copa do Nordeste, o torneio regional vai ficar em 2º plano. Ou, então, a CBF vai precisar alterar as datas da Lampions. E aí, com o calendário apertado e com a Série A do Brasileiro já iniciando em 10 de abril, a situação se tornaria ainda pior.

O Ceará estreia na Copa do Nordeste neste sábado, às 17h45, em Aracaju, contra o Sergipe. O Floresta encara o Globo/RN, no mesmo dia, às 20h, em Ceará-Mirim, enquanto o Fortaleza recebe o Sousa/PB, às 18h, na Arena Castelão, no domingo.

Confira abaixo ou faça o download do calendário da Copa do Nordeste e do futebol brasileiro para 2022.

📸Pedro Chaves/FCF
📸Reprodução/Instagram