Foto: Secel

Com a polêmica sobre a situação do gramado da Arena Castelão, o Estádio Presidente Vargas chegou a ser cogitado para receber os jogos de Ceará e Fortaleza pelo Brasileirão e até pelas respectivas competições internacionais (Sul-Americana e Libertadores).

No entanto, o PV ainda não está apto a receber partidas da Série A do Brasileiro e nem dos torneios internacionais. Apesar de ter a capacidade de 20.166 lugares, o Estádio Presidente Vargas foi reaberto, no último dia 21 de maio, com espaço para receber somente 10 mil torcedores. O Brasileirão exige no mínimo 12 mil, enquanto Libertadores e Sul-Americana o exigido é de 20 mil pessoas.

O motivo é que o sistema de monitoramento por vídeo ainda não está funcionando. O que é uma exigência do Estatuto do Torcedor para estádio com capacidade superior a 10 mil pessoas.

Art. 18.  Os estádios com capacidade superior a 10.000 (dez mil) pessoas deverão manter central técnica de informações, com infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público presente. 

Dessa forma, sem o funcionamento das câmeras, a Polícia Militar resolveu liberar o PV com espaço permitido para somente 10 mil torcedores.

O Blog apurou que a Prefeitura de Fortaleza, que administra o Estádio, já está em processo de licitação para a aquisição dos novos aparelhos e equipamentos de videomonitoramento. E quando a estrutura estiver em funcionamento, a Polícia Militar será chamada para uma nova vistoria e assim fazer um novo laudo com a capacidade total.