Foto: Gabriel Silva/CEFAT

A última rodada da 1ª Fase da Série B do Cearense definiu os 5 clubes classificados para a próxima etapa do Campeonato. Agora, Horizonte, Floresta, Cefat, Barbalha e Guarani de Juazeiro vão jogar entre si em duelos apenas de ida para decidirem quais os 2 clubes, que irão subir e disputar a elite estadual em 2023.

Uma curiosidade nesta 9ª e última rodada da Segundona foi que pela primeira vez não aconteceu nenhum empate. Os 5 duelos tiveram um vencedor. O Horizonte enfrentou o já rebaixado Maranguape, no Moraisão, e fez o necessário para terminar em 1º e garantir a classificação, ganhou por 1×0.

No Domingão, o Floresta superou o Itapipoca por 2 a 0, assumiu a vice-liderança e ainda eliminou Moleque Travesso. O mesmo aconteceu com o Guarani de Juazeiro. O Leão do Mercado bateu o Tiradentes por 2×1, lá em Pacajus, ficou em 5º (a última vaga) e despachou o Tigre.

Enquanto no Elzir Cabral, o Cefat fez 3×1 no Guarany de Sobral e de maneira surpreendente avançou para a 2ª fase e ainda eliminou o Cacique do Vale, que chegou a liderar o Campeonato e jogava por um empate.

Pra finalizar, no Clássico da Região Sul, o Barbalha bateu o Cariri por 1×0 e ficou com a 4ª vaga. Enquanto o Negro Anil, que precisava da vitória para se classificar, acabou rebaixado e se junta ao Maranguape em 2023 para disputar a 3ª Divisão do Estadual.

A 2ª Fase do Certame começa no próximo dia 10 de julho, com o Horizonte folgando na rodada e o Barbalha recebendo o Cefat, no Inaldão, às 15h. No mesmo estádio e horário, só que na terça-feira, dia 12, o Guarani de Juazeiro encara o Floresta.

Floresta 2×0 Itapipoca
Tiradentes 1×2 Guarani de Juazeiro
Maranguape 0x1 Horizonte
Barbalha 1×0 Cariri