
Derrota em Clássico-Rei sempre traz frustrações e principalmente uma busca a encontrar o culpado. Mas neste 1º duelo de 2023 seria injusto apontar um responsável pelo revés do Fortaleza ante o Ceará por 2×1, no PV.
O Tricolor não fez uma má apresentação. Aliás, no 2º tempo, dominou o adversário, fez 1 gol e teve pelo menos outras 3 chances claras (inclusive uma bola no travessão) para empatar.
O problema, contudo, foram os 10 minutos iniciais em que pareceu ter entrado em campo novamente desconcentrado. Como se estivesse fora de sintonia. Assim como aconteceu no sábado passado, em Natal, na derrota por 2×0 para o ABC, pela Copa do Nordeste.
Lá no Frasqueirão, o time leonino levou 1 gol com 2min, enquanto no PV foram 2 gols logo nos 10min de bola rolando. Por outro lado, os tricolores conseguiram acordar e se reencontram em campo diante do Ceará. Tanto que atuaram bem depois do apagão.
- No 1º Clássico-Rei da temporada, saiba quanto é a folha salarial do elenco do Ceará e do Fortaleza
- Ceará, Fortaleza e outros 24 clubes da Liga Forte Futebol vendem 20% dos direitos por R$ 4,85 Bilhões
- Ceará tem início avassalador e vence o Fortaleza no 1º Clássico-Rei do ano; veja os gols
A sensação, no entanto, é que o Fortaleza esqueceu um dos famosos jargões do futebol: Clássico se decide nos detalhes. E não deu outra. Levar o 1º gol com 8min e logo em seguida tomar o 2º custa muito caro.
Mesmo com elenco mais qualificado, mesmo com um grupo mais homogêneo e principalmente mais entrosado, o Fortaleza não conseguiu evitar a derrota. E não foi por falta de tentativa.
Vojvoda colocou o time pra frente, fez mudanças circunstanciais e determinantes para o time buscar o empate, mas é preciso também lembrar que faltou eficiência e até um pouco de sorte. Ainda mais quando Lucas Crispim entrou, deu a assistência para o gol de Galhardo e teve de sair em seguida machucado.
Para alívio dos tricolores, o Clássico-Rei não valia o título, e é bem possível que haverá outros 2 duelos nas Finais do Campeonato. Mas até lá, talvez, o Fortaleza tenha aprendido a lição.
