
Os presidentes da Federação Cearense de Futebol, do Ceará e do Fortaleza assinaram uma nota, que foi divulgada nesta quinta-feira, 09, no site da FCF, exaltando e agradecendo o trabalho de todos os envolvidos na realização da partida Ceará 2×1 Fortaleza com 2 torcidas, no PV, na última terça-feira.
“Com muita excelência demonstramos para todo o país que é possível a realização de jogos de grande escala com a presença das torcidas dentro do estádio”, diz um trecho da nota.
Havia um pedido via Secretaria de Segurança do Estado para que o Clássico-Rei fosse realizado com apenas 1 torcida. O Ministério Público, através do Nudtor (Núcleo do Desporto e defesa do Torcedor), também concordou.
- Robinson de Castro fará pronunciamento e vai renunciar ao cargo de presidente do Ceará; acompanhe ao vivo
- Vina se despede de funcionários, deixa o Ceará e vai defender o Grêmio; veja os números do atleta com a camisa alvinegra
- Fortaleza paga R$ 6 milhões por Calebe, 9º reforço para a temporada e supera os R$ 20 milhões em contratações
No entanto, os clubes e a FCF rechaçaram a ideia e apresentaram um plano de ação para que a partida da última terça-feira, 7, fosse realizada com 2 torcidas.
“Enaltecemos também o trabalho das equipes de Operação de Jogo do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube que criaram um plano de ação para que a essência do clássico centenário fosse mantida”, diz outro trecho da nota.
De acordo com a Polícia Militar, o Clássico-Rei foi realizado sem nenhuma evidência de tumulto, confrontos ou brigas generalizadas pelos torcedores dentro ou fora do Estádio Presidente Vargas. Confira abaixo o documento, que não faz referência e nem agradecimento ao Ministério Público:
NOTA OFICIAL
A Federação Cearense de Futebol, o Ceará Sporting Club e o Fortaleza Esporte Clube vêm por meio desta, agradecer ao Governo do Estado do Ceará, por meio do Sr. Governador Elmano de Freitas, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, por meio do Sr. Secretário Samuel Elânio e a Secretaria de Esportes do Município na pessoa do seu secretário Ozires pontes e todos os órgãos envolvidos, pela confiança e parceria na realização exitosa da partida do Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza realizada no dia 07/02 no Estádio Presidente Vargas.
Todo o empenho e trabalho coletivo deixaram o espetáculo para além das quatro linhas. Com o planejamento realizado e previamente discutido em reuniões, foi acertada a melhor maneira de garantir a ordem dentro e fora do estádio. Sendo vitoriosos, o esporte e a sociedade como um todo, demonstrando união e preparo na realização de um evento de tamanha monta.
Enaltecemos também o trabalho das equipes de Operação de Jogo do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube que criaram um plano de ação para que a essência do clássico centenário fosse mantida. Com muita excelência demonstramos para todo o país que é possível a realização de jogos de grande escala com a presença das torcidas dentro do estádio.
Em consenso com o crescimento exponencial do Futebol Cearense como um todo, essa parceria vem a facilitar o enfrentamento aos desafios que o nosso futebol apresenta durante todo o ano. Fica aqui o nosso agradecimento por todo o apoio prestado e pela parceria já apresentada às demandas do futebol cearense aos seguintes órgãos:
- CPCHOQUE (policiamento interno);
- CPRAIO (policiamento externo);
- Corpo de Bombeiros;
- Guarda Municipal;
- Polícia Civil;
- Juizado do torcedor;
- Defensoria Pública;
- Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania;
- Estádio Presidente Vargas
- Agefiz
- Juizado da infância e da juventude
Mauro Carmélio;
Robinson de Castro;
Marcelo Paz