Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

O árbitro Diego Pombo, que comandou Ceará 2×0 Fortaleza, nesse domingo, na Arena Castelão, pela 6ª Rodada da Copa do Nordeste, escreveu na súmula da partida que partes de cadeiras foram jogadas ao campo.

O juiz baiano ainda descreveu no documento que durante a comemoração do gol do Ceará, uma sandália foi arremessada em direção aos jogadores alvinegros. O árbitro, contudo, informa que o Fortaleza apresentou um Boletim de Ocorrência referente ao elemento que jogou o chinelo.

“informo que durante a comemoração do gol da equipe ceara s.c. foi arremessado pela torcida do fortaleza e.c, uma sandália de borracha no campo de jogo e na direção dos atletas que comemoravam próximo a bandeira de canto, não sendo possível visualizar se acertou algum atleta.- informo também que durante o intervalo de jogo o policiamento entregou a equipe de arbitragem 03 ( três ) partes de cadeiras quebradas das arquibancadas, que foram arremessadas no campo de jogo.- informo também que, a equipe do fortaleza e.c. entregou a equipe de arbitragem ao final do jogo um b.o ( boletim de ocorrência nº 116-640/2023 ), referente ao arremesso da sandália no campo de jogo. segue em anexo o b.o.”

Vale destacar que o trio de arbitragem não relatou os confrontos das torcidas do Fortaleza durante a partida, que levaram o clube a soltar no site oficial uma nota de repúdio, condenando e lamentando todo o ocorrido. Confira abaixo:

“Hoje a derrota mais dolorida aconteceu na arquibancada.

Ninguém fica feliz após uma derrota, sobretudo em clássico. Mas se perder ou ganhar dentro de campo faz parte do esporte, as cenas de selvageria que vimos na nossa arquibancada não têm lugar no Futebol.

Na própria Arena Castelão, o Fortaleza ajudou a identificar alguns dos vândalos que praticaram os atos de violência. Estes indivíduos foram imediatamente presos. O Clube também suspendeu, de imediato, a venda de ingressos para os próximos jogos nas sedes das duas torcidas que promoveram o conflito. E anunciou ainda que possíveis sócios envolvidos neste episódio serão expulsos definitivamente do programa.

Em resumo, faremos tudo que estiver a nosso alcance para que as cenas lamentáveis que ocorreram hoje não se repitam.

Para além disso, comunicamos às autoridades a nossa total disposição em colaborar com a identificação dos demais criminosos. Há diversas imagens dos infratores, algumas feitas por nossa equipe de comunicação, circulando nos veículos de imprensa e redes sociais. A partir destas cenas, os vândalos podem ser identificados e responsabilizados, inclusive financeiramente, pelos danos causados ao patrimônio público.

Por fim, o Fortaleza Esporte Clube é favorável à aplicação de punições exemplares aos envolvidos. Quem tem este tipo de conduta não representa nossas cores e não é bem-vindo a um espetáculo que devia ser de paz e alegria”.