Plataforma de vídeo mais popular do planeta, o YouTube se tornou também uma excelente alternativa para as emissoras de rádios expandirem suas respectivas transmissões, ganharem uma boa grana e alcançarem a nova geração.

As principais rádios do Brasil e do Mundo utilizam o YouTube não apenas para exibirem programas, quadros e debates, mas também na transmissão de eventos esportivos. O futebol, sem dúvida, é o carro chefe.

Na mídia cearense, várias rádios já utilizam a plataforma de vídeo. Os 4 principais grupos de comunicação do Estado já estão há um bom tempo com canais no YouTube: Verdes Mares (Verdinha), O Povo (O Povo/CBN), Jangadeiro (Futebolês) e Cidade (Jovem Pan News).

Diferentemente do Kantar Ibope, que mede a audiência tanto na TV, quanto no Rádio, mas é necessário integrar um seleto grupo para ter acesso aos números de telespectadores e ouvintes, o YouTube disponibiliza em tempo real quantos usurários estão acompanhado o evento.

Assim é possível mensurar quem está bombando ou bombou na plataforma de vídeo. Lembrando que o YouTube possui um algoritmo em que é possível ter mais engajamento e consequentemente mais visualizações ao curtir ou comentar o vídeo. Além disso, quanto mais usuários inscritos, mais chances de os números crescerem.

Confira abaixo, os números de visualizações (até a manhã desta segunda-feira, 27) das transmissões dos jogos dos times cearenses pela Copa do Nordeste no último final de semana.

Fortaleza 4×1 Ferroviário – 25/3/2023
Verdinha: 71 mil
O Povo/CBN: 41 mil
Futebolês: 31 mil
Jovem Pan  News:  Não transmitiu

Ceará 3×1 Sergipe – 26/03/2023
Verdinha: 61 mil
O Povo/CBN: 37 mil
Futebolês: 17 mil
Jovem Pan News: 2,4 mil

PS: Números de inscritos nos canais de cada emissora

O Povo/CBN: 626 mil|
Futebolês: 207 mil
Verdinha: 199 mil
Jovem Pan News Fortaleza: 28,5 mil