Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

O diretor de futebol do Fortaleza, Alex Santiago, entregou o cargo. O dirigente alegou questões particulares e profissionais. Santiago é professor titular e coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Alex Santiago foi o responsável por descobrir o técnico Juan Pablo Vojvoda. Após a saída de Enderson Moreira e da recusa de Fernando Diniz, em abril de 2021, foi o dirigente quem indicou o técnico argentino ao presidente Marcelo Paz, que não conhecia o futuro comandante tricolor. Depois disso, foram conquistas, recordes e títulos.

Alex é considerado acima do padrão por todos que o conhecem. Além do conhecimento na área jurídica, onde tem especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, possui formação na CBF Academy e Mestrado em “Gestión Deportiva” do Johan Cruyff Institute (conhecida como a “Harvard” do futebol), sem contar que é formado em Gestão Desportiva pela Universidade do Futebol.

Santiago é também o 2º vice-presidente do Fortaleza, por isso não vai se distanciar totalmente do clube. Devido ao cargo de diretor de futebol ser remunerado e ter obrigação de estar praticamente todos os dias no Pici, Alex optou por entregar o cargo e retornar às atividades na Universidade.

Nas redes sociais, diversos funcionários, dirigentes e jogadores fizeram questão de agradecer e saudá-lo. O Fortaleza divulgou uma nota informando que não irá repor a vaga deixada por Alex Santiago.

O Fortaleza Esporte Clube informa que, com a saída de Alex Santiago da Direção de Futebol Profissional, o Clube não planeja, para este momento, uma reposição para o cargo.

O Departamento Desportivo do Clube segue com o trabalho dos profissionais Sérgio Papellin, Executivo de Futebol; Marcelo Boeck, Assessor Executivo; Daniel de Paula Pessoa, Gerente de Futebol; e Júlio Manso, Supervisor de Futebol.

Em nome da Presidência, o Fortaleza agradece toda a dedicação de Alex Santiago à frente da Direção de Futebol e enaltece seu trabalho feito durante o período. Alex Santiago atualmente é 2º Vice-Presidente do Clube, cargo que seguirá ocupado normalmente“.