Arena Castelão é o principal palco do futebol cearense. Foto: Mário Kempes/Blog do Kempes

As Torcidas Organizadas não vão mais ficar no setor superior do Castelão e serão alocadas na parte inferior da Arena. A recomendação do Ministério Público em acordo com clubes, Secretaria de Esportes (que administra o Estádio) e corpo de bombeiros foi feita por medida de segurança e deverá ser estabelecida a partir de setembro.

“Foi um alinhamento junto aos Bombeiros, clubes e Secretaria de Esportes (Sesporte), onde chegamos ao consenso que seria interessante fazer essa mudança para prevenir violência. É uma medida que já aconteceu em diversos países que possuem problemas com violência no futebol. Aqui no Brasil, a Neo Químca Arena (do Corinthians) e a Arena do Grêmio já foram retiradas (cadeiras). Então, agora, as organizadas sairão do anel superior e vão para o inferior no cimento. Com isso, vão poder pular à vontade, pois o que quebram as cadeiras não é apenas vandalismo, mas boa parte assistem em cima dos assentos. Tecnicamente falando, não dá para retirar (cadeiras do setor superior) porque os degraus são altos e poderiam causar acidentes. Inferior, não. Eles vão ficar atrás do gol, em um espaço de 5.900 lugares. Sem contar que quando tiram as cadeiras, fica maior. Foi um consenso. É interesse de todos (clubes, Estado do Ceará, MP, polícia) ter esse controle para evitar danos corporais, arremessos de cadeiras. As torcidas estando no setor inferior, a polícia fica mais perto monitorando”, declarou o Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor, Edvando Elias de França, em entrevista ao jornal O Povo.

A Secretaria de Esportes do Estado do Ceará informou que aguarda o parecer dos clubes e dos órgãos públicos (Corpo de Bombeiros. MP e Polícia Militar) para iniciar o processo de retirada dos assentos.