Time alvinegro foi derrotado em Caxias do Sul. Foto: Twitter/EC Juventude

O técnico Guto Ferreira completou 5 partidas à frente do Ceará. Foram 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. coincidentemente, os 2 triunfos foram em casa. Diante do Botafogo/SP (3×0) e do Vila Nova (1×0), as 2 melhores atuações sob seu comando.

No entanto, longe do Castelão, o time alvinegro só conseguiu 1 empate, no sofrível 1×1 contra o Mirassol, no Interior Paulista, e sofreu os 2 reveses 2×0 para o Sport, na estreia de Guto no Ceará, e neste domingo, quando perdeu para o Juventude por 1×0.

A situação do Vovô é preocupante porque a equipe não consegue se aproximar do G4. Durante o 1º turno, o Ceará teve diversas oportunidades para até entrar no grupo de acesso, mas falhou em todas.

Guto até conseguiu ajustar o sistema defensivo, fez mudanças no miolo de zaga com a entrada de Luiz Otávio e David Ricardo e deixando fora Pagnussat e Lacerda, além disso ganhou com a chegada do jovem lateral Paulo Victor.

No entanto, o ataque parece ter virado um problema longe de casa. Passou em branco no Recife, só fez 1 gol (de pênalti em Mirassol) e em Caxias do Sul, quando teve chance desperdiçou e viu a derrota surgir.

Claro que a falta do principal atacante e artilheiro do time na temporada pesou, Erick faz muita falta, mas não dá para depender de apenas um jogador para conquistar o tão sonhado acesso. Pra completar, Sem Chay, que está machucado, nem Jean Carlos e nem Castilho ajudaram o meio-campo a ser criativo.

Ou seja, o 2º turno vai ser de muita paciência para o treinador e para a exigente torcida alvinegra, que a cada rodada que não vence percebe que o acesso está cada vez mais distante.