Foram sorteados os grupos do Campeonato Cearense 2024. No A, estão: Fortaleza, Caucaia, Atlético, Floresta e Maracanã. Enquanto no B: Ceará, Ferroviário, Iguatu, Barbalha e Horizonte.

Lembrando que os times do A enfrentam o do B na 1ª Fase. Com isso, o Fortaleza será o único a jogar 2 clássicos na 1ª etapa. O time tricolor vai enfrentar o Ceará e o Ferroviário. O Estadual está agendado para começar em 17 de janeiro com a decisão programada para 7 de abril.

O sorteio aconteceu na noite desta quarta-feira, 11, no auditório da SOP, na Arena Castelão, e contou com os representantes de todos os 10 clubes, além do Presidente da FCF, Mauro Carmélio, além de dirigentes, ex-dirigentes, ex-atletas, árbitros e convidados.

A fórmula de disputa do Campeonato é assim. Na 1ª Fase, apenas jogos de ida.

  • Ao final da 1ª Etapa, as 3 melhores equipes estarão classificadas, sendo que os 1º colocados de cada grupo, avançam direto para a Semifinal.
  • Na 2ª Fase (Quartas de Final), os 2º e 3º colocados se enfrentam no mesmo grupo em partidas de ida e volta. Ao término dos confrontos, os vencedores dos duelos estarão na Semifinal.
  • Na 3ª Fase (Semifinal), os vencedores dos confrontos da fase anterior, se juntam aos 1º colocados dos Grupos da 1ª Fase e duelam em partidas de ida e volta. Os dois melhores disputam a final.
  • Enquanto na 4ª Fase (Final), as equipes classificadas disputam em partidas de ida e volta o título.
  • Já os 4º e 5º colocados de cada grupo farão um quadrangular da morte, onde jogarão partidas de ida e volta contra o rebaixamento.