Na noite desta quinta-feira, na Arena Castelão, o Fortaleza entrou em campo diante do Coritiba disposto a voltar a vencer e sair da zona do rebaixamento. Os objetivos foram alcançados e faltando mais 4 jogos para o fim da Série A do Brasileiro, os sentimentos de alívio e esperança foram renovados.

A 34ª Rodada contou ainda com as derrotas de Bahia (para o Fluminense) e Vasco (para o Flamengo), que ajudaram o Tricolor a subir para a 14ª posição (o time ainda torce hoje para o Sport não vencer o Botafogo e se manter por lá).

Longe de ter sido uma partida primorosa, pelo contrário, David perdeu 2 gols cara a cara com o goleiro e Wellington Paulista perdeu 2 pênaltis (repetindo uma cobrança), mas pelo menos deu para perceber que o elenco permanece com garra, raça e principalmente com superação. Sair atrás do placar, ver seu atacante desperdiçar duas chances incríveis e ainda, sim, virar o placar em 2 minutos, é digno de elogios.

A técnica pode ter faltado em campo, ainda mais depois que Osvaldo, lesionado, saiu com apenas 20 minutos de bola rolando, mas foi possível perceber que o jovem Luiz Henrique (começou como titular) e Igor Torres (entrou no lugar de Osvaldo) nem sequer sentiram a enorme pressão que o grupo carregava e fizeram uma bela partida.

Vale lembrar que Osvaldo fez um post no Instagram nesta semana reconhecendo que o elenco estava devendo, mas pediu o apoio do torcedor.

Diante de um cenário assustador, mas também ante um adversário cheio de fraquezas, que dava espaço, não tinha um meio-campo criador e um ataque sem muita audácia, o Fortaleza (depois dos erros de David) aproveitou, virou o placar e depois controlou a partida sem sustos.

Agora, podendo respirar um pouco, sentir aquele alívio e com a esperança renovada, é possível trabalhar com mais tranquilidade, porém, com o mesmo foco da decisão contra o Coritiba. O próximo adversário é outro concorrente direto na luta contra o Z4.

Encarar o Vasco, desesperado, na próxima quarta-feira, 10, no Castelão, às 19h15, é tão ou mais importante que o duelo contra o Coxa. Um triunfo em cima dos Cariocas vai deixar o Fortaleza a praticamente 3 pontos do objetivo de permanecer na Série A em 2021.

📸 Bruno Oliveira/FEC