A Conmebol, por meio da Diretoria de Competições de Clubes, chegou a Fortaleza para as inspeções das cidades indicadas às finais da Copa Sul-Americana 2021. Nesta terça-feira, os representantes da entidade visitaram o Estádio Carlos de Alencar Pinto, o Estádio Alcides Santos e a Arena Castelão.

Os integrantes da comitiva da Conmebol também visitaram alguns hotéis e também o CT do Floresta e o Estádio Elzir Cabral, do Ferroviário.

Depois de receber as candidaturas e as respectivas análises, uma equipe de fiscalização iniciou na semana passada a fase de verificação da infraestrutura e logística de cada estádio e cidade interessada em receber as finais da finais da Copa Sul-Americana 2021.

As avaliações começaram nos estádios candidatos da Argentina e nesta semana são realizadas no Brasil. Devido a questões relacionadas à pandemia COVID-19, restrições de fronteira e por datas de prioridade, os dados coletados estão focados nos locais postulados como cenários para as finais deste ano, no entanto, todas as informações serão consideradas para as finais do anos 2022 e 2023.

O processo seletivo iniciou-se com a aplicação de interesse, passando por um workshop onde a CONMEBOL apresentou os conceitos e requisitos necessários para a realização das provas finais. Posteriormente, cada candidato apresentou seu Dossiê de Candidatura, após o recebimento e avaliação, a CONMEBOL passou a realizar o processo de inspeção do local.

Confira a agenda de inspeção da Conmebol, que ontem passou por São Paulo.

Segunda / 22 – Morumbi

Terça / 23 – Centros de Treinamento (CT Carlos de Alencar Pinto – Ceará S.C., CT do Pici / Estádio Alcides Santos – Fortaleza E.C., CT do Floresta, CT Ferroviario), Estádio Castelão e Hotéis.

Quarta / 24 – Arena Pernambuco, Centro de Treinamento (Arruda – Santa Cruz F.C., Ilha do Retiro – Sport Clube do Recife, Aflitos – Clube Náutico Capibaribe) e Hotéis.

Quinta / 25 – Centro de Treinos (Serejão, CT dos Bombeiros, Bezerrão, Defele), Estádio Mané Garrincha e Hotelaria.

Sexta / 26 – Estádio Beira Rio, Centro de Treinamento (TBC) e Hotéis.

Vale lembrar que na semana passada a Conmebol divulgou a lista dos Estádios, que seguem aptos para sediar a Final da Copa Sul-Americana em 2021.

A entidade, que veio ao Brasil em maio do ano passado para verificar as praças esportivas, havia selecionado várias arenas, três delas no Nordeste: Fonte Nova, Pernambuco e Castelão. As três concorriam com outras 12 espalhadas pelo Brasil e  América do Sul.

 No comunicado de sexta-feira, 19, a Conmebol diminuiu o número de estádios para 10, e a Arena Castelão segue firme na disputa. A praça cearense concorre com a Arena de Pernambuco, o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Beira-Rio, no Rio Grande do Sul, um estádio no Chile e outros cinco na Argentina.

Vale destacar ainda, de acordo com o comunicado, a Arena Castelão concorre também para sediar a Final da Copa Sul-Americana em 2022 e 2023. Só que para esses anos, a concorrência aumenta para 14 e 15 arenas, respectivamente.

Confira o quadro de disputa dos estádios divulgado pela Conmebol.

📸 Divulgação/Conmebol