Sem precisar de holofotes, com poucas entrevistas e sem reivindicar crédito, o gaúcho Armando Desessards ficou dois anos no Ceará. Chegou em janeiro de 2019 com um objetivo claro: arrumar a base do clube.

“A gente trouxe o Armando para dar qualidade na nossa metodologia, na nossa avaliação, na captação e no desenvolvimento dos nossos atletas da base de todas as categorias, chegando inclusive ao profissional. Além disso, precisamos melhorar nosso desempenho nos campeonatos locais. Pelo investimento que fizemos, nós precisamos pelo menos chegar às finais das competições”, declarou o presidente Robinson de Castro no dia da apresentação de Desessards.

À época, o mandatário alvinegro não suportava a idéia de o Ceará ter ficado fora das finais do Campeonato Cearense no Sub-13, Sub-15 e Sub-20.

Passados dois anos da chegada do novo coordenador técnico, o Ceará não só voltou a chegar às finais em todas as categorias como conquistou vários títulos: foi campeão cearense sub-13, sub-17, sub-20, vice-campeão cearense sub-15, vice-campeão da Copa do Nordeste Sub-20 e campeão brasileiro de aspirantes.

O título nacional, o primeiro da história do clube, o primeiro de um time nordestino na base, coroou todo o trabalho de Desessards. Nos aspirantes, a integração de alguns jogadores do profissional com da base só comprovou que o trabalho realizado conseguiu êxito.

Além disso, ano passado, o Ceará teve dois atletas da base convocados para a Seleção Brasileira Sub-17: o meia David e o atacante João Victor. Se não bastasse, em parceria com Grêmio e Inter emprestou outros dois garotos com direitos econômicos atrelados, e enxerga em pelo menos outros 6 atletas a possibilidade de transações milionárias.

Agora, Desessards deixa o Ceará e vai para o América/MG, reencontrar novamente o amigo Lisca, que em 2019 fez questão de pedir a contratação dele. Ambos já haviam trabalhado também no Criciúma.

A saída de Desessards vai ser sentida por todos no Ceará. Muitos falam que existe um Ceará antes e depois da chegada dele. E que o legado deixado é gigantesco. O clube apesar de não ter feito nenhum anúncio, já retirou o perfil dele do site oficial, onde fica a composição dos integrantes do futebol.

O blog tentou contato com Armando Desessards e com os dirigentes do Ceará, mas não obteve contato nem retorno. É esperar o pronunciamento do presidente do clube, Robinson de Castro.

📸 Lucas Moraes/Cearasc