Fortaleza e Ferroviário empataram por 0x0, no jogo de abertura da 4ª Rodada da 2ª Fase do Campeonato Cearense, no Estádio Raimundo Oliveira, em Caucaia. O resultado foi bom para o Peixe, que segue na liderança isolada, mantém uma invencibilidade de 11 jogos sem derrotas e está bem próximo das semifinais.

Por outro lado, a igualdade para o time leonino não pode ser vista da mesma maneira. Apesar de ainda não ter perdido no Estadual (4 jogos, dois empates e duas vitórias), as duas últimas apresentações foram bem abaixo da expectativa, sem marcar gols e com muitos erros de finalização. O que traz preocupações para os tricolores.

O Clássico na 1ª Etapa foi fraco tecnicamente. Com poucas chances de gol pras duas equipes e com dificuldades para ambos saírem da marcação. As melhores oportunidades surgiram muito mais em falhas do adversário, do que em criação ou qualidade em armar as jogadas.

No 2º Tempo, a partida melhorou e os dois times tiveram mais chances para abrir o placar. O duelo ficou mais aberto, mais movimentado, mas os erros de finalização mostraram, que é preciso corrigir muita coisa. Para o Ferroviário, com um elenco, que vai disputar a Série C, percebe-se que é um time voluntarioso, com bons jogadores e que demonstra qualidade quando tem a bola no pé. Dá pra dizer que a equipe comandada pelo técnico Francisco Diá sabe o que fazer.

Já o Fortaleza, pelo elenco caro e de Série A, não é possível que se possa jogar pior como foi nas partidas contra o Pacajus e agora contra o Ferroviário. O treinador interino Léo Porto fez de tudo, mudou novamente toda a formação, escalou o que tinha de melhor, mas no segundo tempo, sem produção e sem qualidade, teve de mudar 5 peças, pra ver se saía algo. Porém, não obteve êxito.

O novo treinador do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda chega neste domingo e começa os trabalhos na segunda-feira. O argentino vai ter muito trabalho com esse elenco e com certeza vai precisar trazer reforços. Não dá para imaginar um time que não consegue apresentar um futebol de qualidade no Estadual, tentar fazer bonito na elite do futebol brasileiro.

Alguns jogadores vão precisar mostrar serviço se realmente quiserem estar entre os titulares ou se pelo menos querem continuar no grupo. A expectativa é de que com Vojvoda o grupo sofra um choque de realidade e mostre algo para dar um alento à torcida, que até agora, mesmo com a saída de Enderson Moreira, não mostrou nada de diferente do futebol apresentado anteriormente.

A próxima rodada do Campeonato Cearense acontece já na terça-feira. O Ferroviário recebe o lanterna Caucaia pra garantir a classificação à semifinais. Já o Fortaleza volta ao Raimundão para encarar o Crato. Deve ser o primeiro jogo com o novo técnico.

📸 Lenilson Santos/FerroviárioAC