A goleada por 6×1 sobre o Crato foi comemorada pelo novo treinador Juan Pablo Vojvoda. O argentino queria estrear no comando do Fortaleza com vitória. Por outro lado, o técnico leonino ficou muito mais satisfeito com a postura e o comprometimento da equipe dentro de campo.

A fragilidade do adversário já era esperada pelo treinador. A questão era como seria a atitude e o comportamento dos jogadores diante de um time de qualidade inferior. Vojvoda pediu seriedade, respeito e que todos jogassem bola. Com isso, os gols aconteceriam naturalmente.

Foi o que aconteceu, mas nem ele e nem grupo tricolor imaginava que com menos de 1 minuto já estaria à frente do placar. No entanto, o dilúvio, o gramado ruim e o apagão poderiam trazer problemas, como receio de um jogo mais ríspido e apenas esperar a partida terminar, depois do placar já definido no 1º tempo.

Por isso, a responsabilidade só aumentou para os jogadores, que poderiam ter puxado o freio de mão e segurado o ímpeto dentro de campo. No entanto, o time fez seis gols, poderia ter feito muito mais e nem se lembrava de que no sábado terá pela frente o maior rival. Não faltou gana de vencer. Como o próprio argentino afirmou: quero um time com vontade de ganhar.

Vojvoda fez questão de parabenizar todo o elenco nos vestiários. Na entrevista coletiva, ressaltou que a dedicação em campo o deixou bastante satisfeito e que a técnica e a tática deverão vir com mais dias de trabalho. Afinal, foram apenas 3 dias de atividades (inclusive treinou na manhã da quarta-feira).

Por outro lado, também tem de destacar que as entradas de Titi na zaga e um meio-campo com dois volantes e dois meias e ainda a presença de Osvaldo no ataque foram o diferencial em suas mudanças dentro do (novo) esquema tático.

Aliás, é bom ressaltar que Vojvoda quis o time com a posse de bola. E o argentino já avisou que, quando o adversário permitir, vai querer ficar mais tempo, sim, com a bola. Claro que o Crato não é parâmetro e o próprio treinador tricolor tem consciência disso, mas nos pequenos detalhes é que vão se criando os grandes conceitos.

Vamos ver como vai ser o comportamento e a atitude do elenco diante do Ceará, no próximo sábado. E também se a técnica e a tática já estarão mais alinhada com outros dois ou três dias de trabalho.

📸 Leonardo Moreira/FortalezaEC