Sonho a Realizar

Caso consiga a tão sonhada classificação para as Oitavas de Final da Copa Sul-Americana, o Ceará vai conquistar os 3 principais pilares que o clube definiu para disputar a competição internacional: visibilidade da marca, moral ao elenco e retorno financeiro. Ficar entre os 16 melhores, depois de perder o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste (a ideia era ganhar os 2), e ainda receber mais de R$ 2,5 milhões de premiação é tudo o que os alvinegros precisam para iniciar o Brasileirão no próximo domingo com entusiasmo e badalação.

Cearenses em Campo

O futebol cearense estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado com os representantes da Série C. O Floresta recebe o Jacuipense, às 15h30, no Domingão, em Horizonte. O curioso desse duelo é que foi justamente o time baiano, que impediu o acesso do Lobo da Vila Manoel Sátiro em 2019. Já o Ferroviário encara o Botafogo/PB, às 17h, no Almeidão, em João Pessoa.

Planejamento Coral

Por falar em Ferroviário, o departamento de futebol do clube optou por viajar de ônibus 3 dias antes da estreia na Série C, devido à viagem de avião trazer mais desgaste do que descanso ao elenco. O voo só aconteceria da quinta pra sexta, com os jogadores perdendo praticamente uma noite de sono. A diretoria do Peixe conversou com a CBF, que acabou cedendo mais uma diária de hotel e, claro, a viagem de ônibus. Todos ficaram felizes e satisfeitos.

Farpas nas Redes

E num é que a contratação do atacante Wendson desencadeou um entrevero daqueles entre os Presidentes do Ferroviário, Newton Filho, e do Fortaleza, Marcelo Paz. O Blog foi atrás de ouvir alguns dirigentes dos dois clubes e todos foram unânimes em afirmar que houve exagero do mandatário tricolor. A situação chegou ao ponto que Newton Filho pediu ao Presidente do Ceará, Robinson de Castro, para informar que o Peixe não teve nada a ver com a saída do atleta.

Que Multa

Aliás, as pessoas ouvidas pelo Blog, relataram que não entenderam o motivo de o Fortaleza ter feito um pré-contrato colocando uma multa de R$ 5 mil. Se havia o receio de o atacante Wendson sair ou se o motivo era ter um documento para segurá-lo, que o valor da indenização fosse pelo menos compatível para suprir qualquer mudança de planos. E não um valor que até um clube amador poderia pagar para levar o jogar.

Bem na Fita

Depois de percorrer o Norte e o Nordeste no último final de semana para acompanhar as finais dos estaduais e ainda visitar o ex-Presidente do Senado, Davi Acolumbre, e o Governador do Pará, Helder Barbalho, o Presidente da CBF, Rogério Caboclo, agora está levando os dirigentes das federações para a Casa do Futebol. Os presidentes da acreana, goiana e amapaense estiveram na sede da entidade, no Rio, para tratar de assuntos institucionais. Em meio a crise interna na CBF, onde surgiram informações de que Caboclo corria o sério risco de renunciar, o chefe do futebol nacional tenta mandar um recado diferente aos seus desafetos.

Protocolo Obrigatório

Enquanto isso, a Seleção Brasileira começa a se apresentar para os duelos da próxima semana pelas Eliminatórias do Mundial de 2022. Os primeiros a chegarem foram os atletas que atuam na Inglaterra: Alisson, Douglas Luiz, Richarlison e Roberto Firmino. Os quatro cumprirão a bolha implementada pela Seleção e estabelecida pelo Ministério da Saúde. O Brasil enfrenta o Equador, dia 4, no Beira Rio, e o Paraguai, dia 8, em Assunção.

Manto Sagrado

Esta semana reserva também o lançamento dos novos uniformes dos clubes cearenses para a temporada 2021. O Ceará exibiu nessa quarta-feira a camisa nº 1 e já caiu no gosto do torcedor alvinegro. No sábado, o Fortaleza também vai lançar a Camisa tradição, que será usada no Brasileirão. E o Ferroviário também promete mostrar uma nova vestimenta para a Série C. Os fãs de camisas de futebol devem estar em frenesi.

📸Thaís Magalhães/CBF

Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 34