Agora é oficial. O Estádio Presidente Vargas não receberá jogos em 2021. Depois de ter se tornado Hospital de Campanha no Combate ao Covid por cinco meses, de abril a setembro do ano passado, a Prefeitura de Fortaleza anunciou uma profunda reforma no gramado do PV.

O Blog entrou em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para saber como estão as obras, mas recebeu a seguinte nota.

“A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informa que o processo de licitação para o projeto de reforma e recuperação do gramado do Estádio Presidente Vargas (PV) foi concluído, mas não há previsão de assinatura da Ordem de Serviço, diante do atual cenário de pandemia da Covid-19.

O projeto prevê a instalação de 8.250 m² de grama bermuda celebration, a mesma usada na Arena Castelão, com qualidade superior à do antigo gramado do PV, que utilizava um mix de gramas, gerando desnível no campo. Além da revitalização de todo o campo, a obra prevê os serviços de drenagem e a instalação de sistema de irrigação automatizado. A obra terá duração de seis meses e investimento de R$ 1.946.899,79″.

Como já estamos em junho e ainda sem uma data para a assinatura da ordem de serviço e com um prazo de no mínimo seis meses para as obras, o “PVzinho de açúcar” (como bem diz o querido Tom Barros) só em 2022 mesmo. A última partida realizada no Estádio aconteceu em 15 de março, entre Pacajus e Ferroviário, pelo Campeonato Cearense, já sem público por causa da pandemia. Vitória do Ferrão por 1×0.

Três meses antes, em janeiro, o PV recebia grande público para o jogo entre as Seleções do Brasil e da Itália, que disputaram a Final da Copa do Mundo de 1994. A última grande festa do Estádio até aqui.

Sem o Presidente Vargas, alguns times de Fortaleza estão se deslocando para outras cidades para mandar os jogos de competições oficiais. Floresta (Série C do Brasileiro – Segundona Estadual) e Atlético (Série D do Brasileiro) atuam em Horizonte. O Tiradentes (2ª Divisão Cearense) manda as partidas em Pacajus.

Vale lembrar que Fortaleza e Ceará jogam na Arena Castelão. Enquanto o Ferroviário alterna entre o Gigante da Boa Vista e o Elzir Cabral.

📸 Kaio Machado/CMF

📸 Comunicação/MPCE