
O Fortaleza perdeu a primeira partida da era Juan Pablo Vojvoda, porque enfrentou um dos melhores times do Brasil, mas principalmente porque fez um péssimo primeiro tempo. A derrota para o Flamengo, no Maracanã, no entanto, foi merecida, apesar de se recuperar na etapa final e fazer um excelente segundo tempo, mas serve de lição para os atletas tricolores nunca mais repetirem um desempenho tão ruim nos 45 minutos iniciais.
A equipe do técnico Rogério Ceni encurralou o time do técnico Juan Pablo Vojvoda, que durante 20 minutos, foi amassada e não conseguia sequer sair do campo de defesa. O Flamengo fez 1×0 com Bruno Henrique, numa falha grotesca de Felipe, e poderia ter feito mais se não fosse pelo preciosismo dos atacantes.
Só para se ter uma ideia, o Fortaleza só teve uma chance clara no 1º tempo, com Pikachu, em um chute por cima, que se entrasse, empataria a partida. Porém, na reta final da etapa inicial, em rápido contra-ataque, o Flamengo chegou ao segundo gol com Bruno Henrique, que carregou a bola até a entrada da área sem ser pressionado, chutou e contou com o desvio de Benevenuto, que matou o goleiro Felipe Alves.
Na volta do intervalo, o panorama mudou. Quem tomou com as rédeas da partida foi o Fortaleza. Logo no apito inicial, em uma jogadaça que durou apenas 13 segundos da etapa complementar, David descontou. O jogo era outro. O tricolor pressionou a saída de bola, adiantou a marcação, encurtou os espaços e saía com velocidade ao recuperar bola.
- Após pedido ao amigo Lucas Crispim, Neymar ganha e exibe camisa do Fortaleza
- Felipe Alves escolhe Ter Stegen como o melhor, mas exalta e admira Weverton, Fernando Miguel e Santos
Levou uma bola na trave de Bruno Henrique e ainda viu Felipe Alves fazer um milagre num chute de Gerson e Benevenuto salvar em cima da linha, mas o Fortaleza teve boas chances com Éderson, Crispim e no último lance com Robson, que cabeceou pra fora, sozinho, sem marcação na pequena área.
Mais uma vez, o volante Éderson foi o destaque pelo lado tricolor. É um jogador completo. Marca, conduz a bola, passa, chuta ao gol e ainda é um líder dentro de campo. Felipe Alve e Titi também fizeram uma bela partida. Assim como Ronald, que entrou no intervalo, substituiu muito bem Felipe e soube ajudar o meio e segurar a transição rubro-negra.
Por outro lado, o Fortaleza precisa de reforços. Crispim no lado esquerdo não está mais funcionando e no ataque é preciso alguém pra fazer sombra a Wellington Paulista, Róbson e Romarinho.
Na próxima rodada, o tricolor encara o Grêmio, em Porto Alegre, às 20h, (com transmissão do Premiere). O time gaúcho não vive boa fase, por isso é a oportunidade ideal para se recuperar e somar mais três pontos. Só não pode jogar como foi o primeiro tempo do Maracanã, mas se atuar como foi no segundo, sairá com o triunfo.
📸 Jorge Rodrigues/AGIF