Campeonato Raiz

Mais da metade da Série B Cearense será completada neste meio de semana com a 5ª Rodada e o caminho para o acesso deve se afunilar ainda mais. Logo mais à tarde, 3 jogos, às 15h30. Destaque para o duelo decisivo entre Floresta e Maranguape, no Domingão, com transmissão da FCF TV. Quem perder praticamente dará adeus às chances de subir. Já no Morenão, em casa, o líder Iguatu tenta se manter no topo diante do União. Enquanto Itapipoca e Cariri jogam no Perilão para se afastarem da zona de rebaixamento.

Mistão à Vista I

Adversário do Ceará no próximo sábado, às 17h, na Arena Castelão, o Athletico Paranaense também disputa as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na noite passada, o Furacão venceu o América de Cali, por 1×0, lá na Colômbia. Para avançar na competição, o time paranista joga por um empate na próxima terça-feira, em Curitiba. Alguém acredita que o técnico português António Oliveira vai trazer para Fortaleza a equipe titular? Bom sinal para o Vovô.

Mistão à Vista II

O adversário do Fortaleza no próximo sábado, às 17h, no Morumbi, também não deve fazer diferente do rival alvinegro. O São Paulo está nas oitavas de final da Libertadores e na noite passada ficou no empate por 1×1 contra o Racing, em casa. Resultado ruim, já que na próxima terça-feira, em Buenos Aires, o Tricolor Paulista precisa vencer ou empatar por 2 ou mais gols para chegar às quartas. Alguém crê que o técnico Hernan Crespo vai colocar a equipe principal diante do Leão? Os ventos podem estar soprando a favor.

Boato Sem Fim

Eu queria entender de onde surgem esses boatos, que às vezes parecem algo fantasmagórico, e o pior ainda há uma galera que acredita. A última agora foi a de uma suposta troca entre o goleiro Richard, do Ceará, com o atacante Léo Chú, do Grêmio. Turma, o Léo Chú jogou na noite passada pela Sul-Americana, em Quito, onde o time gaúcho venceu a LDU por 1×0. E mesmo assim, o Richard é titular absoluto do Vovô. Não existe a menor possibilidade de isso acontecer. Agora, se o Grêmio pagar a multa rescisória do goleiro alvinegro e ainda quiser compensar cedendo o atacante Léo Chú, aí é outros 500. O Barcelona ou Corinthians ou o Iguatu podem fazer isso também. Basta fazer o pix. Mas a troca, limpa e seca, não existe a menor chance.

Mundo Mudou

Gigantes, campeões brasileiros e até da Libertadores e ainda donos de uma tradição secular, mas nada disso têm ajudado a Cruzeiro, Vasco e Botafogo. Os três times estão na Série B do Brasileiro e passam por dificuldades com grandes chances de não subirem e até correm risco de cair para C se seguirem os caminhos atuais. O time mineiro é apenas o 14º a 2 pontos do Z4. O Fogão é o 12º e somente os vascaínos estão um pouquinho melhor, mas ocupam ainda o 6º lugar. Aliás, na tarde passada, o Botafogo demitiu o técnico Marcelo Chamusca.

Sem Mudanças

Já na Série C, quem está novamente em dificuldades é o Santa Cruz. A equipe pernambucana, que por pouco não subiu ano passado para a Série B, sofre agora na lanterna da terceirona nacional com apenas 3 pontos em 21 disputados e não vê perspectiva de melhoras com tantas mudanças no comando técnico, aliada a uma crise interna sem fim. Quem tem de aproveitar esse vácuo é Ferroviário e Floresta. Aliás, o Peixe voltou ao G4 e divide à liderança com Botafogo/PB e Paysandu, todos com 11 pontos. Já o Lobo da Vila Manoel Sátiro está só a um ponto do Altos, 4º colocado.

Centro de Excelência

A diretoria do Fortaleza abriu as portas para o Centro de Excelência Alcides Santos e convidou alguns jornalistas e radialistas para conhecerem as instalações no Pici. Os colegas, que foram até o local, ficaram impressionados com a mudança e principalmente com a nova estrutura. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, que os repórteres foram impossibilitados de entrarem na sede do clube, por isso, e ainda com boa parte da reforma executada a surpresa (positiva) foi enorme de todos. E olhe que o Centro ainda não está concluído.

Outro Lado

Quando é pra criticar, a gente critica, quando é pra elogiar, a gente elogia. A administração da Arena Castelão convidou setores da imprensa e associados da APCDEC para irem até ao Estádio visitar o setor destinado aos profissionais da crônica esportiva. O objetivo é mostrar as reformas, que estão sendo feitas, depois do incêndio no começo do ano, e ouvir sugestões por parte dos colegas. A visita será feita pelo Secretário de Esportes Rogério Pinheiro.

📸 Reprodução/Instagram

📸 Wilson Castro/W9 Press

📸 Ascom/Governo do Estado

Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 61